CARE Brasil lança Manual de Formação de Núcleos Comunitários de Defesa Civil
Lançamento marca comemoração do Dia Internacional de Redução de Desastres; o manual é direcionado a entidades, movimentos sociais ou grupos comunitários que desejem replicar essa iniciativa e minimizar riscos de novos desastres
Na semana em que comemora-se o Dia Internacional de Redução de Desastres (12/10), a CARE Brasil dividirá com a sociedade uma experiência que ajudou a salvar vidas em situações de emergência na Região Serrana do Rio de Janeiro. Após apoiar a formação de três Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDECs), a ONG lança, em parceria com as Defesas Civis de Nova Friburgo e Teresópolis, um inédito Manual de Formação de NUDECs.
O lançamento será realizado na próxima quarta-feira, dia 10 de outubro, na Avenida Alberto Braune, 224 (auditório do antigo prédio da Oi), em Nova Friburgo (RJ), a partir das 14 horas.
Redigido por Daphne Sorensen e Roberta Dutra (ambas da CARE Brasil), o manual é fruto do projeto de Redução de Riscos de Desastres (RRD), iniciado após o desastre natural que atingiu a Região Serrana em 12 de janeiro de 2011. A publicação contou com a colaboração técnica de José Claudio Barros (CARE Brasil), Hauke Hoops (CARE Internacional), Alvaro de Vicente e Ivette Velasco (ambos do escritório da Ajuda Humanitária e Proteção Civil da Comissão Europeia na América do Sul). Seu conteúdo traz experiências da Região Serrana, dicas e instrumentos, como, por exemplo, a importância da mobilização comunitária, as dinâmicas da formação dos Núcleos e o processo pedagó gico, além de folhetos com materiais de apoio para os facilitadores, entre outros. O manual também ficará disponível para download no site da CARE (www.care.org.br).
"Em nossas ações, na Região Serrana, deparamo-nos com a falta de um manual que descrevesse o passo a passo da formação e decidimos preencher essa lacuna, sistematizando os aprendizados obtidos na formação dos NUDECs Rosário e Perpétuo, em Teresópolis, e Duas Pedras, em Nova Friburgo. Esperamos que este manual sirva como ponto de partida para entidades que estão interessadas em formar NUDECs em seus bairros, comunidades e regiões, mas não sabem por onde começar. Essa é uma forma de contribuirmos para o fortalecimento de políticas de Redução de Riscos de Desastres no Brasil", explica Daphne Sorensen.
O lançamento contará com a presença de membros dos NUDECs já formados, que falarão sobre suas experiências. O evento também marca o encerramento dos 15 meses de trabalho da CARE Brasil na Região Serrana. Na ocasião, serão apresentadas as ações do projeto "Aumentando resiliências e fortalecendo comunidades: Redução de Riscos de Desastres na prática no Brasil".
Celebrado anualmente, o Dia Internacional para a Redução dos Desastres Naturais foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas para servir como alerta e reflexão sobre a temática dos desastres naturais e as suas formas de prevenção e < A title=Mitigação href="http://pt.wikipedia.org/ wiki/Mitiga%C3%A7%C3%A3o">miti gação, contribuindo para criar uma sociedade mais capacitada para enfrentar os fenômenos naturais, que tendem a se agravar em frequência e intensidade em decorrência das mudanças climáticas.
Sobre os NUDECs - Com a formação de membros voluntários da comunidade em Redução de Riscos de Desastres (RRD), primeiros socorros, meio ambiente, rotas de fuga e outros temas, a CARE apoiou a criação de dois NUDECs em Teresópolis e um em Nova Friburgo, em 2011. Mais detalhes sobre a experiência no link http://www.youtube.com/watch? v=CyrTlPBmUsU
A Política Nacional de Defesa Civil aponta o NUDEC como o elo mais importante do Sistema Nacional de Defesa Civil. Tem como finalidade promover a integração de toda a sociedade para garantir ações de segurança social. Por meio de programas de mudança cultural e treinamento, os NUDECs buscam promover o engajamento das comunidades no tema de maneira participativa, contribuindo para que se mantenham informadas, preparadas e conscientes de seus direitos e deveres relativos à segurança comunitária.
Os NUDECs fundamentam-se na promoção de mudança cultural em dois níveis: participação e prevenção. É no NUDEC que deverão acontecer os debates sobre a questão da segurança da localidade. No caso de desastres, os danos sempre serão menores quanto mais preparada e menos vulnerável estiver a comunidade.
Parceria - A União Europeia, por meio do Departamento de Ajuda Humanitária da Comissão Europeia (European Commision Humanitarian Aind Departament - ECHO), investe no trabalho da CARE Brasil em prevenção e redução de riscos de desastres na região. O trabalho da CARE Brasil na Região Serrana é possível também graças ao investimento de indivíduos e ao financiamento das seguintes empresas (que em alguns casos também engajaram colaboradores e/ou clientes): Walmart, VALE, Bank of America, Merril Lynch, Kraft Foods, Vostu, Levi Strauss, HSBC, JP Morgan, Pfizer, PriceWaterhouseCoopers, B.Braun, Machado Associados. Outras empresas apoiaram a CARE Brasil mobilizando seus colaboradores e/ou clientes e fornecedores: Accenture, Banco Santander, Banco Societe Generale, Cisco, Dow Química, Escola Britânica de São Pa ulo - Saint Paul´s School, Good Card Embratec, Nike e Votorantim Metais. O Instituto C&A doou bens materiais.
Sobre a CARE Brasil - A CARE Brasil é uma ONG brasileira, com título de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que iniciou suas operações em 2001. A CARE Brasil se concentra no combate à pobreza, abordando as suas causas estruturais por meio de projetos de desenvolvimento urbano e rural. Para este fim, opera atualmente em oito estados, incluindo duas áreas urbanas (Rio de Janeiro e São Paulo) e seis regiões rurais (Acre, Bahia, Piauí, Maranhão, Ceará e Goiás). Atua ainda na resposta e redução de risco de desastres, com projetos em andamento na Região Serrana do Rio de Janeiro, Região do Alto Acre e Francisco Morato, em São Paulo.
A CARE Brasil faz parte da rede da CARE Internacional. Com atuação em 84 países, a CARE apoiou, em 2011, mais de 122 milhões de pessoas, melhorando a saúde básica e a educação, combatendo a fome, desenvolvendo o acesso à água potável e saneamento, expandindo oportunidades econômicas, combatendo as mudanças climáticas e atuando na recuperação de desastres. Para mais informações, acesse: www.care.org.br.
Contatos com: Nilton Sergio e Lais Dias
Tel.: (11) 5090-3048 | (13) 9781-3751
Nenhum comentário:
Postar um comentário