Conexão Cultural Tigre/ICRH traz cinema de graça a São Paulo
Limeira, Rio Claro e Indaiatuba recebem caminhão-cinema a partir de segunda-feira (08)
Três municípios paulistas recebem a partir desta segunda-feira (08) o Conexão Cultural Tigre/ICRH – Cinemóvel, que exibe filmes gratuitamente a bordo de um caminhão. A iniciativa integra o projeto Gira Brasil 2012 e visitará 30 cidades de dez estados do Sul, Sudeste e Nordeste. Em São Paulo, o caminhão passará por Limeira (8 e 9 de outubro), Rio Claro (16 a 26) e Indaiatuba (29 de outubro a 1º de novembro), com sessões em vários horários (ver abaixo).
Até 30 de novembro, o caminhão visitará Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Nas 330 sessões previstas são esperados 9.900 espectadores. No caminhão, equipado com telona de 120 polegadas, climatização e 30 poltronas, estarão em cartaz sete filmes: Eu e Meu Guarda Chuva; Rio, o Filme; Turma da Mônica – Cine Gibi 5: Luz, câmera, ação!; Uma Professora Muito Maluquinha; O Menino da Porteira; O Bem Amado; e As Melhores Coisas do Mundo. Os filmes fazem parte de uma geração de produções que está atraindo grandes públicos às salas do país nos últimos anos.
Segundo a Agência Nacional do Cinema (Ancine), filmes brasileiros somaram no ano passado quase 18 milhões de ingressos e mais de R$ 163 milhões de renda bruta – um dos três melhores desempenhos dos últimos dez anos, em números absolutos. “Chegar à população excluída dessas estatísticas por fatores como o preço dos ingressos ou a ausência de salas de cinema nas cidades é o propósito do Conexão Cultural Tigre/ICRH. Trata-se de uma oportunidade para o público assistir confortavelmente a algumas dessas produções”, explica o coordenador do projeto, Armando Appel. Nos dois últimos anos, a iniciativa realizou 849 sessões, com público de 24.085 pessoas.
“Com investimentos consistentes em ações de Educação, Esporte, Cultura e Saúde, buscamos apoiar propostas que efetivamente tragam uma perspectiva melhor de futuro, aliadas a um conforto e segurança maior no presente. Em 2011, 563 projetos de 213 instituições receberam algum tipo de apoio do ICRH: recursos financeiros, materiais de construção, alimentos, materiais de limpeza, reformas, melhorias, ampliações e tantos outros. Por meio do projeto Conexão Cultural, premiado pela ADVB em 2010, levamos alegria, diversão e educação para as localidades mais distantes”, explica o presidente do Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH), Felipe Hansen.
O Conexão Cultural Cinemóvel é patrocinado pela Tigre e pelo ICRH por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. A realização é do Ministério da Cultura e a produção, de Jefferson Bevilacqua.
O cinemóvel é apoiado pelas Prefeituras e Fundações Culturais dos municípios participantes. Recomenda-se consultar previamente a disponibilidade de lugares nas sessões. Sobre o proponenteO Gira Brasil 2012 tem produção da Magma Cultura, cujo diretor, Jefferson Bevilacqua, executa projetos culturais desde 1999. Seu vasto portfólio inclui shows e eventos produzidos em todo o Brasil e no exterior. Entre os principais projetos desenvolvidos estão o Conexão Cultural Tigre/ICRH, a Mostra Itinerante de Filmes Nacionais John Deere, o Circuito SCGÁS de Cinema nas Comunidades e o Circuito FMC de Cinema, todos com recursos captados via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.
SERVIÇO
Limeira
Local: Escola Municipal Maria Aparecida de Luca Moore (Rua Jorge Antônio, s/n, Jardim Aeroporto)
08/10: às 10h, 13h30, 15h30 e 19h30
09/10: às 8h e 10h
Apoio: Secretaria de Cultura de Limeira
Informações: (19) 3451-2650 (Marília ou Janaina)
Rio Claro e Indaiatuba: horários serão divulgados em breve.
Eu e Meu Guarda Chuva (livre)Na última noite de férias, três amigos – Eugênio, sempre munido do guarda-chuva herdado do avô, Frida e Cebola – embarcam em uma aventura mágica ao visitar sua nova escola. Um barão, que deveria permanecer em um antigo quadro da parede, ganha vida e comprova sua fama de “terror dos alunos”. Salas e corredores viram o palco de uma fuga repleta de ação que leva a viagens a lugares desconhecidos e ao encontro com personagens inusitados e divertidos.
Rio, o filme (livre)Blu é uma arara azul que nasceu no Rio de Janeiro mas, capturada na floresta, foi parar na fria Minnesota, nos Estados Unidos. Lá é criada por Linda, com quem tem um forte laço afetivo. Um dia, Túlio entra na vida de ambos. Ornitólogo, ele diz que Blu é o último macho da espécie e deseja que ele acasale com a única fêmea viva, que está no Rio de Janeiro. Linda e Blu partem para a cidade maravilhosa, onde conhecem Jade. Só que ela é um espírito livre e detesta ficar engaiolada, batendo de frente com Blu logo que o conhece. Quando o casal é capturado por uma quadrilha de venda de aves raras, eles ficam presos por uma corrente na pata. É quando precisam unir forças para escapar do cativeiro.
Turma da Mônica – Cine Gibi 5: Luz, câmera, ação! (livre)O lançamento de "Turma da Mônica em Cine Gibi 5 - Luz, Câmera, Ação!" tem os personagens mais queridos das histórias em quadrinhos: Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e seus amigos em seis episódios inéditos e sensacionais. As aventuras começam quando a Mônica acaba cochilando embaixo de uma árvore mágica e, quando acorda, todos da Turma estão adultos. Será que no futuro ela continuará baixinha e dentuça? E quando Cebolinha e Cascão dão patins novos de presente para ela? É provável que o bairro do Limoeiro não seja mais o mesmo com a Mônica patinadora solta por aí?
Uma Professora Muito Maluquinha (livre)Catharina foi enviada à cidade grande para estudar, quando era criança. Hoje, aos 18 anos, retornou à sua cidade natal e passou a lecionar em uma escola primária. O único problema é que sua chegada começa logo a provocar certos rebuliços na cidade porque seu comportamento totalmente diferente do tradicional. As tradicionais professoras querem derrubar a querida Catharina, que conquistou o coração de sua turma com seus métodos nada convencionais de ensino.
O Bem Amado (12 anos)
Conta a história do prefeito Odorico Paraguaçu, que tem como meta prioritária em sua administração na cidade de Sucupira a inauguração de um cemitério. A história passada no início dos anos 60 é narrada por Neco Pedreira (Caio Blat), um jovem que se apaixona por Violeta (Maria Flor), a filha do prefeito, moça moderna que estuda na capital. Os dois vivem um romance proibido enquanto Odorico sonha em abrir o cemitério municipal. Por falta de defunto, o prefeito nunca consegue realizar sua meta. Odorico arma situações para que alguém morra - inclusive importando um moribundo (Ernesto) que não morre e contratando Zeca Diabo, o matador responsável pela morte de seu antecessor.
As Melhores Coisas do Mundo (14 anos)Mano é um adolescente de 15 anos. Ele está aprendendo a tocar guitarra com Marcelo, pois deseja chamar a atenção de uma garota. Seus pais, Camila e Horácio, estão se separando, o que afeta tanto ele quanto seu irmão mais velho, Pedro. Sua melhor amiga e confidente é Carol , que está apaixonada pelo professor Artur. Em meio a estas situações, Mano precisa lidar com os colegas de escola em momentos de diversão e também sérios, típicos da adolescência nos dias atuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário