Considerada um dos principais
centros financeiros da América Latina, São Paulo passará a ter um modelo inovador de
negócios em maio, quando o SEI Eventos, uma empresa com sede em Salvador,
promete revolucionar o trade paulistano com sua expertise em gestão de negócios
especializada em atender às necessidades específicas de fornecedores de
serviços para produtores de eventos.
O setor de eventos no Brasil está em plena expansão. E tudo indica que
ainda nesta década viverá um período de ouro. Não só pela realização da Copa do
Mundo e dos Jogos Olímpicos, mas principalmente porque a crise na Europa e nos
Estados Unidos fez com que os olhos do mundo se voltassem para o Brasil. Com
economia estabilizada, o país vem tendo sua agenda de eventos preenchida por shows
de Paul McCartney, Aerosmith, Guns n’ Roses e Bon Jovi, só para citar alguns
popstars que recentemente pisaram em palcos tupiniquins. Sem deixar de
mencionar os megaeventos, como o SWU Music and Arts Festival e o Rio+20.
Por trás de tantas atrações, estatísticas confirmam o futuro promissor
do segmento. Nos últimos anos, o país pulou da 19ª para a 7ª colocação no
ranking da Associação de Convenções e Congressos Internacionais (ICCA, na sigla
em inglês) e é agora o principal destino da América Latina quando se
fala de turismo de negócios. Também a Pesquisa da Demanda Internacional no Brasil,
divulgada pelo Ministério do Turismo em outubro, comprova o crescimento do
turismo de negócios no país em 2012. Realizado em parceria com a
Embratur, o estudo encomendado à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas
(FIPE) mostra que enquanto a modalidade sol e praia permaneceu estagnada, a de
negócios, eventos e convenções registrou um crescimento de 9,8%. Dos 5,4 milhões
de turistas estrangeiros que desembarcaram no Brasil em 2011, 1,4 milhão vieram
em viagens comerciais.
São Paulo figura no topo geral das cidades que mais receberam
estrangeiros, com 26,5% do total, seguida do Rio de Janeiro (24,9%) e de Foz do
Iguaçu (11,4%). A capital paulista é, por sinal, o destino mais procurado pelos turistas estrangeiros que visitam o Brasil a
negócios. É também a cidade que sedia o maior número de eventos por ano no país, entre exposições,
congressos, seminários temáticos, feiras nacionais e internacionais. E é nesse cenário que o SEI Eventos
vai desembarcar em maio. Em sua bagagem, a empresa baiana traz um modelo de
negócios inovador: o site www.seieventos.com.br que disponibiliza
em suas páginas diversas empresas prestadoras de serviço da área de eventos,
desde as especializadas em bufês e aluguel de móveis até as que se dedicam à iluminação,
sonorização, tradução simultânea e aos geradores de energia e montagem de
estruturas para a execução de camarotes.
Diferenciais – Embora aparentemente não exista nada de novo nessa idéia – afinal, hoje
quase todo mundo empresarial tem o seu próprio site –, o programa desenvolvido
pelo SEI Eventos (o nome SEI deriva
da abreviação de Sistema de Empresas Integradas) traz alguns diferenciais: por
meio de canais de comunicação, como portais, chats, telefone e redes sociais, a
empresa concilia interesses de produtores e fornecedores de eventos. Através do
SEI o contratante tem a
possibilidade de obter todas as informações necessárias de cada fornecedor,
solicitar orçamento e ainda ter um acompanhamento diferenciado, dando agilidade
no atendimento comercial do fornecedor e maior segurança para o produtor. Na
prática, isso significa que uma equipe treinada pelo SEI monitora a rede de fornecedores filiados, a fim de que eles
sejam capazes de propiciar um atendimento diferenciado ao produtor contratante.
“É exatamente para manter um alto padrão de qualidade que fazemos uma seleção
criteriosa das empresas que pretendem se associar a nossa empresa e também mantemos
um rigoroso controle de qualidade sobre as que já são filiadas”, diz Ísis
Valadares, diretora da empresa.
O sistema funciona assim: após receber a demanda do cliente produtor, o SEI Eventos, por meio de um software, notifica
os seus associados que está sendo disponibilizada uma nova oferta, facilitando a
prospecção de negócios entre eles. “No software, nossos filiados têm acesso a
informações sobre a realização de futuros eventos e podem contatar antecipadamente
os seus produtores, incrementando suas vendas”, explica a executiva. Atrás de
um fato aparentemente comum, o SEI
Eventos, por meio deste “acompanhamento” e gestão de negócios on-line ajuda
os seus clientes a criar estratégias específicas, ajudando-os a vislumbrar
caminhos para que eles atendam com qualidade às exigências de seus clientes, satisfazendo
totalmente suas necessidades.
Para ter sucesso na meta de manter o elevado padrão de qualidade de seus
fornecedores associados, o SEI Eventos
acompanha on-line o atendimento comercial fornecido por eles aos seus
contratantes, realizando o pós-venda para verificar a qualidade do serviço
prestado por eles. Para isso, a empresa entra em contato com cada um dos contratantes,
solicitando-lhes que afiram notas pelo atendimento e pela execução do
fornecedor. Quem receber consecutivas notas baixas é substituído. “Antes que
isso aconteça, damos um feedback completo ao nosso associado, apontando os seus
pontos altos e os fracos”, acrescenta Ísis.
Segundo ela, a empresa também orienta o fornecedor, capacitando-o
profissionalmente, a fim de que ele melhore a sua performance. A supervisão rígida e sistemática da empresa baiana,
porém, não existe apenas para cumprir essas metas. Com o contínuo
monitoramento, a SEI Eventos é capaz de mapear e criar oportunidades de
negócios aos seus associados, sugerindo-lhes ações e estratégias específicas
para superar as eventuais dificuldades.

Segundo relatório do SEI Eventos, em 2012, a agenda de eventos
cadastrados no software da empresa contabilizou 7.600
eventos, sendo que no período compreendido entre setembro de 2010 até o final de
janeiro passado, o site teve mais de 240 mil de acessos. Em São Paulo, a expectativa da empresa é atingir a marca de 20 mil
eventos até dezembro deste ano. “No momento, ainda estamos selecionando e
cadastrando fornecedores. Após a consolidação do SEI Eventos na capital paulista, a nossa ideia é a nacionalização
da rede de negócios”, antecipa Ísis.
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