A empresa
com sede em Salvador está revolucionando o trade paulistano com um criativo
sistema de gestão e de estratégias de expansão de negócios para os fornecedores de serviços
para a produção
de eventos

Seu inovador modelo de negócios tem conquistado excelentes resultados para
as empresas do setor de eventos. É com ela que a SEI Eventos já está revolucionado
um dos principais centros financeiros da América
Latina antes mesmo de sua
inauguração no dia 2 de maio, quando passará a atuar também na cidade de São
Paulo. A empresa baiana estreia na capital paulista com um portfólio nada
tímido para quem ainda sequer abriu oficialmente suas portas: tem conceituadas
empresas como afiliadas, entre as quais a Feeling Eventos (especializada na
venda de palcos e equipamentos metálicos), a Caprimar Eventos (trabalha em
pisos e fechamentos metálicos), a Master Transportes e a On Projeções (especializada
em tecnologia de projeção de imagens), além de mais de cinco mil eventos
cadastrados em seu sistema interno, no qual os afiliados têm acesso aos eventos que
precisam de seus serviços.
“Hoje, empresas de diferentes segmentos fazem parte do nosso sistema,
mas temos uma expectativa de crescimento bastante positiva para 2013, quando
pretendemos consolidar a nossa empresa em São Paulo, uma cidade que é responsável
pela realização de um evento a cada seis minutos”, antecipa o empresário Alex
Amaral, sócio-diretor da SEI Eventos e um dos criadores dos já consagrados Festival
Verão e Planeta Band Othon. “Ainda estamos na fase de selecionar
e cadastrar fornecedores. Mas, após a consolidação da SEI Eventos na capital
paulista, queremos nacionalizar a rede de negócios”, completa Ísis Valadares, diretora
da empresa.
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Festival de Verão de Salvador - Evento atendido pela plataforma de fornecedores afiliados ao SEI Eventos |
Aliado – Para atingir essas metas, a empresa conta com um software como aliado. Mais do que disponibilizar nas páginas do site www.seieventos.com.br as diversas empresas prestadoras de serviço da área de eventos, desde as especializadas em bufês e aluguel de móveis e carros até as que se dedicam à iluminação, sonorização, tradução simultânea, segurança e ao planejamento de estruturas para a execução de camarotes, o software é um sistema de gestão e de estratégias de expansão de negócios e uma importante ferramenta de gestão comercial para os clientes da SEI Eventos.
Segundo a
executiva, grande parte dos fornecedores de serviços para eventos tem
uma estrutura interna enxuta, cujo departamento comercial tem muitas tarefas
para cumprir, desde atender as solicitações de orçamentos e ocupar-se com a
burocracia que envolve o fechamento de um contrato até fazer visitas técnicas
para acompanhar montagem do evento. O resultado é que a maioria das pequenas e
médias empresas fornecedoras de eventos não consegue realizar um pós-venda
eficaz. “Por isso, nossa equipe monitora on-line o atendimento comercial
prestado pelos nossos
afiliados e interage com eles dentro deste sistema, informando-lhes
em um relatório on-line como está o desempenho de sua equipe de vendas”, explica Ísis.
A avaliação do pós-venda
é gratuita para os clientes da Sei Eventos e funciona da seguinte maneira: após
a realização do evento, os afiliados recebem os resultados de uma pesquisa de
satisfação feita com a empresa produtora de eventos contratante. Na pesquisa é solicitado
à empresa contratante que afira notas de 1 a 5 pelo
atendimento e pela execução do serviço prestado pelo afiliado. Se ele receber
consecutivas notas baixas é substituído. Antes disso, porém, o fornecedor
afiliado recebe da Sei Eventos um relatório apontando os seus pontos altos e os
fracos. “A ideia é capacitá-lo profissionalmente, a fim de ajudá-lo a oferecer
um atendimento diferenciado ao produtor contratante”, diz a executiva.
Prospecção de negócios – Nos dias de hoje a
fidelização dos clientes é de vital importância para as empresas. Afinal, é
muito mais barato manter o cliente atual do que conquistar novos. E o sistema da
Sei Eventos oferece esse follow-up aos seus afiliados, pois possibilita que o
trabalho de suas equipes comerciais seja acompanhado bem de perto – toda a
negociação fica gravada com a data e a hora. Sem contar que todos os relatórios
são retirados em tempo real, o que evita a perda de tempo com atualizações
constantes em planilhas.
O sistema também
permite a Sei Eventos mapear, prospectar e criar oportunidades de
negócios para os seus afiliados, sugerindo-lhes ações e estratégias específicas
para superar as suas eventuais dificuldades. Ao se integrar à empresa baiana, o
afiliado traça o perfil dos clientes que atende e a equipe da Sei Eventos se
foca na busca de negócios dentro deste perfil. Mas não é só. Depois de
completar um ano na Sei Eventos, o afiliado tem um histórico de eventos e de
seu desempenho nesses 12 meses. “Com essa informação é possível avaliar a
quantidade de negócios perdidos e traçar uma ação de recuperação de clientes”, sintetiza
a executiva.
A Sei Eventos
também funciona como uma espécie de agência de marketing compartilhada,
realizando várias ações de divulgação para os seus afiliados. Em tempos de
globalização, de concorrência acirrada e, sobretudo, de crise econômica
mundial, é muito difícil para uma empresa bancar sozinha o custo de ter uma
agência de publicidade para desenvolver suas peças e fazer o seu site, manter
vendedores visitando clientes em outros Estados, participar de feiras, ter uma
revista institucional e um sistema de gestão comercial.
Como tem muitos
clientes, a empresa baiana compartilha o custo dessas iniciativas com os seus
afiliados, desenvolvendo ainda peças estratégicas focadas no interesse
individual deles dentro do material da Sei Eventos. “Os links e as páginas de
nossos clientes estão disponíveis em nosso portal”, exemplifica Ísis. “Este é
apenas um exemplo, mas sempre conseguimos encontrar soluções que possibilitem
os nossos afiliados concretizar todas as ações de comunicação e de marketing,
melhorando a performance de sua empresa”, conclui.
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Alex Amaral - um dos sócios SEI Eventos |
Sobre a SEI Eventos – Criada em 2010, a SEI Eventos é uma das empresas integrantes da SSAPAR,
do empresário Alex Amaral. Seus recursos financeiros são provenientes das
mensalidades de suas afiliadas – o contrato tem duração mínima de 12
meses. Em Salvador, ela tem 62 filiados
de diferentes segmentos. Sua estrutura interna é dividida em nove áreas de
atendimento de organizadores de eventos: Agrobusiness, Corporativo, Feira,
Showbusiness, Esportivo, Religioso, Social, Técnico-Científico e Ações
Promocionais, cada uma delas é atendida por diferentes executivos liderados por
um gerente. A empresa também realiza palestras, cursos e visitas técnicas de
estudantes e profissionais aos bastidores de eventos, como o Festival de Verão
Salvador 2012, o camarote Planeta Band 2012 e o Cirque Du Soleil, fomentando
relações de negócios no trade.
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