10 de out. de 2018

Cinco documentários no Festival do Rio foram viabilizados pelo canal Curta!

Cinco documentários ainda inéditos, que terão estreia exclusiva na televisão no canal Curta!, foram selecionados para a edição deste ano do Festival do Rio, que acontece de 1º a 11 de novembro. Os filmes — apoiados pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), após escolha pela equipe de curadoria do canal Curta! — serão exibidos na mostra Première Brasil. 
Na competição principal de longas documentários, está "Clementina", de Marco Abujamra. Na Première Brasil Retratos, estão "Angel Vianna – Voando Com os Pés no Chão", de Cristina Leal, "Marcia Haydée", de Daniela Kallmann, e "Zuza Homem de Jazz", de Janaina Dalri. A mostra Première Brasil Hors Concours traz "Excelentíssimos", de Douglas Duarte. 
Leia as sinopses de cada um abaixo. Pedidos de entrevista devem ser encaminhados a curta@agenciafebre.com.br.
Angel Vianna – Voando Com os Pés no Chão: O documentário mostra a vida e a carreira da bailarina Angel Vianna, um dos mais conceituados nomes da dança contemporânea brasileira, por meio de entrevistas, performances e homenagens de seus próprios alunos.

Marcia Haydée: Documentário sobre a trajetória da bailarina e coreógrafa brasileira, que dirige o Ballet de Santiago desde 2004 e já trabalhou com algumas das maiores companhias de dança do mundo.

Zuza Homem de Jazz: Mais do que retratar a biografia de Zuza Homem de Mello e sua relevância para a música popular brasileira, o documentário apresenta um ensaio sobre a devoção de um homem à música. Sua busca pela beleza e originalidade na criação musical fez dele a maior referência do jornalismo musical no Brasil.

Clementina: Docum
entário sobre a vida e a obra da cantora Clementina de Jesus, que construiu uma ponte entre os terreiros de candomblé e a MPB.

Excelentíssimos: Ao contrário do que se pensa, pedidos de impeachment são algo corriqueiro na política brasileira. Todos os presidentes desde a democratização tiveram sua derrubada defendida por motivos mais ou menos razoáveis. O que, então, teve de diferente o impeachment da primeira presidente do Brasil? Durante quatro meses, a equipe do filme se instala no interior do Congresso Nacional para mostrar como a democracia é feita e desfeita no Brasil de hoje.


 
Sobre o Curta!
Dedicado às artes, à cultura e às humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, o canal pauta a sua programação pelos seguintes temas: música, dança, teatro, artes visuais, arquitetura, metacinema, filosofia, literatura, história política e sociedade.
O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Siga o Curta! nas redes sociais:www.facebook.com/CanalCurtahttps://twitter.com/canalcurta e www.youtube.com/user/canalcurta. Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br.

Nenhum comentário: