Como tirar o esmalte rápido

1 de set. de 2020

“LIVE DE CINEMA” com o fotógrafo e cineasta Walter Carvalho - mediação do Lúcio Vilar



Youtube @FestAruanda

Walter Carvalho


Nesta quinta-feira, dia 03/09, às cinco da tarde, o projeto de extensão universitária Aruandando no Campus (UFPB), realiza mais uma ‘Live de Cinema’, desta vez com o fotógrafo e cineasta Walter Carvalho e mediação do professor e diretor da 15ª. edição do Festival Aruanda, Lúcio Vilar.

Walter Carvalho e Silva (João Pessoa, Paraíba, 1947). Diretor de fotografia, fotógrafo, diretor. Destaca-se por seus trabalhos em fotografia de cinema, nos quais manipula luz e movimento sem usar muitos equipamentos eletrônicos além da câmera. Para construir a atmosfera de seus filmes, inspira-se frequentemente em técnicas de movimento e iluminação usadas em documentários.

Herdeiro do Cinema Novo começou no cinema ajudando o irmão — o também cineasta Vladimir Carvalho - como fotógrafo (e sendo muito influenciado por ele). Aos poucos, foi assumindo outros projetos de fotografia em cinema até se tornar, ele próprio, também diretor de cinema.


Sua apurada fotografia cinematográfica tem a marca inconfundível do cinema brasileiro da segunda metade do século 20, assim como testemunha as transformações sociais, políticas e culturais pelas quais o Brasil tem passado nas últimas décadas.

Seu filho, Lula Carvalho, também na carreira cinematográfica e está se tornando um dos mais importantes diretores de fotografia do cinema brasileiro contemporâneo, junto com o pai.

As ‘Lives de Cinema’ são realizadas todas as quintas-feiras e já teve como convidada a jornalista e crítica de cinema Maria do Rosário Caetano, os cineastas Eliézer Rolim e Edson Lemos, a cineasta Susanna Lira, a atriz Mayana Neiva, o ator Bukassa Kabengele, atriz e diretora Bárbara Paz, a dupla Marcus Vilar e Bertrand Lira, o ator e cineasta Caco Ciocler, atriz Zezita de Matos e com a produtora Elisa Tolomelli.

Serviço:

15ª Edição do Fest Aruanda

Data: de 3 a 10 de dezembro

Inscrições e informações: www.festaruanda.com.br e

instagram @festaruanda

Local: Cinépolis (Manaíra Shopping)

Nenhum comentário: