Como tirar o esmalte rápido

20 de out. de 2020

ELO Company e Cabíria criam o ‘Prêmio Selo ELAS Cabíria’ para roteiros finalistas das edições anteriores


 

Prêmio será celebrado com contratos de produção e distribuição da ELO Company 

para o roteiro escolhido;

 

Roteiristas que foram finalistas de todas as edições do Prêmio Cabíria 

podem se inscrever e o anúncio do projeto vencedor será dia 18 de novembro.

 

A ELO Company, produtora e distribuidora de conteúdo audiovisual, se uniu ao Cabíria Festival - Mulheres & Audiovisual e, juntas, criaram o Prêmio Selo ELAS Cabíria, destinado a roteiristas finalistas do Prêmio Cabíria nas edições anteriores, e oferecerá um contrato de produção e distribuição com a ELO para o roteiro escolhido. A análise para a escolha do roteiro vencedor será feita pelas executivas responsáveis pelas equipes de produção e conteúdo da ELO, Paula Garcia e Barbara Sturm, e o resultado será divulgado na abertura do Cabíria Festival, no dia 18 de novembro. 

 

O Selo Elas é uma iniciativa da ELO Company para fomento de longas-metragens brasileiros dirigidos por mulheres, como forma de ajudar a equilibrar a participação feminina no mercado audiovisual que hoje é de apenas 19%. A iniciativa está no terceiro ano e é formada por consultorias de projetos (em roteiro, book e primeiro corte) realizadas por um grupo de vinte consultores do mercado audiovisual. Essa rede formada por profissionais experientes do mercado audiovisual (das áreas artística, executiva e jurídica) colaboram em consultoria dos projetos buscando potencializar resultados. O Selo ELAS fortalece diretoras já atuantes e novos nomes, e em três anos de realização atendeu 31 projetos.

 

“Estamos unindo no Prêmio Selo ELAS Cabíria a qualidade dos roteiros finalistas do Cabíria Prêmio e o conhecimento de mercado da ELO com as estratégias do Selo ELAS, somando forças para fomentar o cinema brasileiro feito por mulheres”, explica Barbara Sturm, Diretora de Conteúdo da ELO Company e criadora do Selo ELAS. 

 

"Nas produções da ELO estamos sempre buscando projetos inovadores e com uma perspectiva feminina autêntica. Participar do prêmio abre a possibilidade de trabalhar a produção do desenvolvimento até a comercialização dentro dos objetivos de representatividade das mulheres no mercado em todas as esferas", completa Paula Garcia, Produtora Executiva da ELO Company.

 

O Cabíria Festival - Mulheres & Audiovisual é uma expansão do Cabíria Prêmio de Roteiro, que desde 2015 incentiva a valorização de roteiristas mulheres e protagonistas inspiradoras. Com o objetivo de somar à agenda anual de eventos voltados para o debate sobre diversidade na cadeia produtiva do audiovisual, o Festival oferece programação de filmes realizados por mulheres e pessoas de identidades de gênero diversas, além de debates, painéis, oficinas e masterclasses. Em 2020 acontece a segunda edição do evento, de 18 a 29 de novembro, em formato online.

 

"O Cabíria Prêmio de Roteiro, desde 2015, traça estratégias de fortalecimento para a valorização de roteiristas mulheres no mercado audiovisual, como sua expansão para o Cabíria Festival - Mulheres & Audiovisual. A parceria com o Selo ELAS significa um grande avanço nesse sentido. Fundamental a união, criativa e propositiva, de agentes da cadeia produtiva para a promoção da representatividade e diversidade no setor, é uma responsabilidade de todes. Estamos muito felizes por mais essa conquista", afirma Vânia Matos, diretora do Cabíria Festival - Mulheres & Audiovisual.

 

SOBRE O PRÊMIO CABÍRIA

Idealizado por Marília Nogueira sob o lema “Por mais mulheres nas telas e atrás das câmeras”, o Prêmio Cabíria foi lançado em 2015. Seu nome resgata uma célebre personagem de Federico Fellini no filme “Noites de Cabíria”, eternizada pela atriz Giulietta Masina. Sua criação colocou em pauta três objetivos principais: estimular roteiristas a criarem histórias com protagonistas mulheres relevantes, diversas e inspiradoras; converter o prêmio em um selo de qualidade para os projetos premiados, visando a ampliação das suas chances de encontrar financiamento e chegar às telas; e contribuir para o aumento de oportunidade e visibilidade a roteiristas mulheres. Em suas quatro edições (2016-2019), o prêmio recebeu inscrições de 427 roteiros protagonizados por mulheres, realizou duas bem-sucedidas campanhas de financiamento coletivo e distribuiu R$40 mil em prêmios.

 

ELO Company 

Empresa especializada em produção e distribuição audiovisual fundada por Ruben Feffer, Flavia Feffer e Sabrina Nudeliman Wagon. No mercado há 15 anos, conta com uma estrutura completa de produção de conteúdo, distribuição de obras audiovisuais em todas as plataformas e vendas para o mercado nacional e internacional. 

Na unidade ELO Produções são três lançamentos no ano de 2019 e mais de dez projetos em seu lineup, incluindo co-produções internacionais. 

Na unidade ELO Distribuições são mais de 100 títulos em seu lineup, entre eles “Vou Nadar Até Você”, primeiro filme protagonizado por Bruna Marquezine, “Emicida” produzido pela RT Features, “Miss Beach Star” dirigido por Cris D’Amatto e protagonizado por Fabiana Karla, “Prisioneiro da Liberdade” de Jefferson De, “Torre das Donzelas” de Susanna Lira (vencedor do prêmio de Melhor Documentário pelo público na Mostra de Internacional de São Paulo), “Aos Olhos de Ernesto” da premiada Ana Luisa Azevedo, “Tito e os Pássaros” de Gustavo Steinberg, pré-indicado ao Oscar de 2019, “O Menino e o Mundo” de Ale Abreu, indicado ao Oscar de melhor animação, “S.O.S: Mulheres Ao Mar 2”, apenas para citar alguns. A ELO Company tem entre seus principais objetivos criar, produzir e divulgar as narrativas brasileiras em múltiplas telas e países. 

A empresa tem como princípios a valorização da diversidade na frente e atrás das telas com projetos inovadores como o Selo ELAS com o intuito de fomentar projetos de longa-metragem com direção feminina.

Nenhum comentário: