Como tirar o esmalte rápido

20 de out. de 2020

Evento online e gratuito traz debates sobre os limites do discurso de ódio nas redes sociais


Três painéis acontecem na tarde do dia 30/10, nas redes do canal HISTORY; 

Evento faz parte da campanha de lançamento do documentário
“A Verdade da Mentira”, coproduzido pela ELO Company, HISTORY
e Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E).


No dia 30 de outubro a partir das 15h, acontece o evento online “Os Limites do Discurso de Ódio nas Redes Sociais”. O encontro será gratuito e pode ser assistido no YouTube, Facebook, Twitter e site do canal HISTORY. O evento é resultado da parceria entre a produtora e distribuidora ELO Company, o Instituto de Tecnologia e Equidade (IT&E), a Agência Lupa e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), e faz parte da campanha de lançamento do documentário “A Verdade da Mentira”, coproduzido pela ELO, canal HISTORY e IT&E.

“O evento tem o objetivo de refletir sobre como o Brasil vai se preparar para fortalecer o combate à crescente onda de desinformação, discurso de ódio e linchamentos virtuais nas eleições de 2020 e buscar soluções concretas para resolver o problema”, explica Ariel Kogan, codiretor do IT&E. 

Serão três painéis com uma hora de duração cada e mediação de Débora Freitas, jornalista e repórter da CNN Brasil. O primeiro, “Como Enfrentar o Discurso de Ódio no Contexto Eleitoral?”, acontece às 15h, com participação do Ministro Luís Roberto Barroso, Presidente do TSE; Fernando Lottenberg, Presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib); e Petria Chaves, jornalista e apresentadora do programa Revista CBN (rádio CBN), do podcast Revisteen CBN Joca e apresentadora  do documentário "A Verdade da Mentira". 

O segundo painel, “A experiência de grupos que sofrem com discursos de ódio”, tem início às 16h30 e terá participação do Alexandre Pacheco da Silva,  coordenador do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP; Rabino Michel Schlesinger, rabino brasileiro da Congregação Israelita Paulista (CIP); Djamila Ribeiro, filósofa e escritora; Cristina Naumovs, consultora de criatividade e inovação; e Rodney William, babalorixá e antropólogo.

Já no terceiro painel, “Como prevenir os linchamentos virtuais na eleição de 2020?”, às 18h, vão participar Cristina Tardáguila, fundadora e sócia da Agência Lupa; Thiago Rondon, Coordenador digital de combate à desinformação no TSE; Luciano Santos, Diretor do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), e Marco Aurélio Ruediger, Diretor da FGV DAPP.

“‘A Verdade da Mentira’ é mais uma de nossas produções com objetivo de impacto social. Apartidário e com foco na compreensão de como a tecnologia é utilizada visando a polarização, o documentário contará com estratégia de lançamento totalmente inovadora e abrangente incluindo diversas plataformas de VOD”, conta Sabrina Nudeliman Wagon, CEO da ELO Company. 

O documentário estreia no dia 26 de outubro nas plataformas digitais NET NOW, Looke e Vivo Play, e também pode ser assistido no site oficial do filme. O canal HISTORY lança a produção com exclusividade em PayTV no dia 08 de novembro, às 20h45. 

Sinopse

A jornalista Petria Chaves investiga como as estruturas de desinformação online operam, qual a influência que elas podem ter numa campanha eleitoral e os esforços que vêm sendo feitos para coibir abusos que estejam sendo cometidos. Sem militância ou proselitismo político, movida pela honesta curiosidade intelectual para entender as mudanças tecnológicas que afetam a vida na sociedade, com o intuito de defender e preservar a natureza do processo eleitoral, coração da organização social dos países democráticos.


Ficha Técnica

Diretora geral: Maria Carolina Telles

Diretor de cena: Jorge Pestana

Produção Executiva: Paula Garcia

Elenco: Amaro Grassi, Angela Pimenta, Cristina Tardáguila, Fernanda Hamann,

Laura Chinchilla, Lucas Calil, Marco Aurelio Ruediger, Pauline Mendel, Pedro Doria,

Petria Chaves, Tai Nalon e Thiago Rondon.

Produção: ELO Company

Coprodução: HISTORY e Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E)


Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E) 

O IT&E é uma organização sem fins lucrativos que atua no enfrentamento de problemas complexos. O nosso propósito é formar uma geração de pensadores sistêmicos para solucionar os problemas complexos que enfrentamos como humanidade no século XXI.


HISTORY 

HISTORY é o líder incontestável e autoridade única em conteúdo histórico. History é a história transformada em entretenimento. History oferece séries de sucesso como: O Sócio, Trato Feito, e Loucos Por Carros, incluindo as mega produções Six – Esquadrão Antiterrorista, Knightfall e O Último Reino, junto com produções originais como a vencedora do Emmy Francisco, O Jesuíta, Gigantes do México e Gigantes do Brasil. O History alcança 63 milhões de lares. History é voltado principalmente para Homens 18-49.


ELO Company

A ELO Company é uma criadora, produtora e distribuidora de conteúdo audiovisual, que tem a missão de gerar experiências potentes, entreter, emocionar e ampliar a visão de mundo das mais diversas audiências. Há 15 anos no mercado e com mais de 500 títulos lançados, a ELO conta com três unidades de negócio: desenvolvimento e produção de conteúdo; lançamento e programação; licenciamento e video on demand. Durante os últimos anos, a empresa lançou o primeiro Vimeo original LATAM e conteúdos em mais de 40 plataformas em todo o mundo, incluindo estratégias inovadoras como lançamentos 100% digitais de filmes. Entre os títulos mais importantes estão "O Menino e o Mundo", "S.O.S: Mulheres Ao Mar 2", “Espaço Além: Marina Abramovic e o Brasil” e "Aos Olhos de Ernesto".

Nenhum comentário: