Como tirar o esmalte rápido

20 de out. de 2020

Porta dos Fundos e Agência Lupa lançam campanha de conscientização contra ‘fake news

 Com a criação da “Agência Loki”, o projeto mostra que notícias falsas podem circular facilmente e apresenta maneiras de driblar a desinformação

Notícias falsas existem mesmo antes da internet, mas com a rápida circulação de informação e as redes sociais, a desinformação sobre assuntos importantes começou a ser disseminada ainda com mais facilidade e até mesmo por canais privados, como o WhatsApp.

Um levantamento do Instituto Reuters de junho deste ano mostra que a preocupação com as notícias falsas segue alta: 84% da população brasileira tem dificuldades em discernir o que é verdadeiro do que é falso entre os conteúdos que circulam em redes sociais. A maioria das pessoas por aqui veem as redes sociais como o principal canal por onde as informações falsas se propagam.

Para evitar danos que podem ser causados com conteúdos enganosos e incentivar a checagem dos fatos, o Porta dos Fundos e a Agência Lupa - pioneira no jornalismo de verificação no Brasil - fizeram uma parceria que joga luz sobre essa questão e aponta caminhos para o combate ao que podemos chamar do maior vírus digital do momento.

Ao estilo Porta dos Fundos, a ação teve início com a criação da Agência Loki, página criada no LinkedIn que dizia abertamente oferecer o conceito de "gerenciamento da percepção", uma estratégia que existe de verdade e que busca produzir declarações e falsos eventos e dados para favorecer a narrativa de grupos ou empresas. A ideia é transformar estratégias deliberadas de desinformação e manipulação como "uma questão de opinião".

Após a página ir ao ar, comediantes como Paulo Vieira, Yuri Marçal, Marcelo Adnet, João Pimenta, Fabio De Lucca, Fabio Porchat e Antonio Tabet questionaram em suas redes sociais, com indignação, se a página / empresa eram reais, apontando para o absurdo de oferecer esse tipo de serviço.

“O objetivo da criação de uma campanha elaborada para a divulgação da nossa parceria com e Agência Lupa foi impactar o maior número de pessoas possíveis. Com humor, podemos dar visibilidade, provocar debates e reflexões sobre assuntos importantes que impactam diretamente a nossa sociedade - nesse caso, especialmente com a aproximação das eleições”, conta Christian Rôças (Crocas), CEO do Porta dos Fundos.

Depois que os holofotes foram direcionados para a agência suspeita, o Porta dos Fundos lançou o esquete https://www.youtube.com/watch?v=p0ZVezFUbBE&feature=youtu.be, revelando que, na verdade, a “Loki” nasceu para conscientizar as pessoas sobre o tema e a importância do uso responsável das redes sociais.

"A parceria com o Porta dos Fundos nasceu de um entendimento dos dois grupos de que era preciso ir além no combate à desinformação, especialmente com a proximidade das eleições. E o humor pode ser um poderoso aliado nessa conscientização. Experimentar novas abordagens do tema, como o que fizemos através desta parceria, aumenta as chances de percepção das pessoas sobre o que é, afinal, desinformação, manipulação e como as notícias falsas ameaçam a democracia”, diz o diretor de Negócios e Estratégia da Agência Lupa, Gilberto Scofield Junior.

“Conteúdos factualmente errados, alterados e descontextualizados podem ser usados para manipular a opinião pública. Por isso, o trabalho de fact-checking é essencial. Ficar atento ao que recebe e compartilha é uma das maneiras de não expandir o desconhecimento”, acrescenta Douglas Silveira, diretor de Educação da Lupa.

Porta dos Fundos e Lupa também criaram uma página para a Agência Loki, com conteúdos que ajudam a entender como é possível ficar atento à autenticidade dos fatos para não acreditar ou divulgar informações falsas e quais as principais estratégias de desinformação usadas deliberadamente por grupos para manipular o debate público. Além disso, também vão ao ar nos canais do Porta dos Fundos vídeos de humor sobre o assunto, protagonizados por Dona Helena, personagem de Fábio de Lucca. 

“Somos muito seduzidos pelos conteúdos falsos porque eles se comunicam diretamente com o nosso emocional. Às vezes, é difícil contar com o racional das pessoas nessas situações e, por isso, é fundamental abordar a verificação de fatos em diferentes formatos. A parceria com o Porta dos Fundos nos permite isso, alertando para a responsabilidade que todos temos no cenário de desinformação atual. Conferir antes de compartilhar é um ato que deve fazer parte do nosso dia a dia e essa parceria vem para conscientizar todos nesse sentido”, diz Natália Leal, diretora de Conteúdo da Lupa.

Desde sua criação, em 2015, a Lupa já produziu checagens em formato de texto, áudio e vídeo. Divulgou verificações em jornais, revistas, rádios, sites, canais de televisão e redes sociais, tanto no Brasil quanto no exterior.

Porta dos Fundos

O PORTA DOS FUNDOS é um coletivo criativo fundado por Antonio Tabet, Fábio Porchat, Gregorio Duvivier, João Vicente de Castro e Ian SBF em 2012. O que começou despretensiosamente, com cinco amigos incomodados com a falta de liberdade criativa da TV brasileira, hoje é uma produtora consolidada, recém-ganhadora de um Emmy Internacional de Comédia, pelo Especial de Natal "Se Beber, Não Ceie", em parceria com a Netflix. É um dos maiores canais do YouTube Brasil – em que já ultrapassa as marcas de 5 bilhões de visualizações e 16 milhões de inscritos – sem somar os números dos outras redes sociais e canais do grupo, Totorial e Porta Afora.

Atualmente estamos em processo de internacionalização do nosso modelo de produção e negócios, e em abril de 2019 inauguramos o canal "Backdoor - Humor por donde no lo esperas" no México, hoje já com mais de 5 milhões de inscritos.

Parte do time de produtores do Facebook Watch, acabamos de lançar as séries exclusivas "Debate Que Eu Gosto", com Fábio Porchat, e "Conexão Portugal-Realengo", com Rafael Portugal.

Além de produções para a internet, o PORTA DOS FUNDOS já lançou séries de TV como “O Grande Gonzalez”, "Borges" e “Porta na FOX”, para o canal FOX, a peça de teatro “Portátil”, o longa-metragem “Contrato Vitalício”, o late show Greg News, que está com a 4ª temporada confirmada com a HBO. O sucesso "Que História É Essa, Porchat?", programa no ar pelo canal GNT, também tem nossa produção e continuação garantida. A segunda temporada da série “Homens?" também foi lançada em 2020. Desde 2017, o PORTA DOS FUNDOS se tornou parte da ViacomCBS.   

Agência Lupa

Criada em 2015 pela jornalista Cristina Tardáguila, a AGÊNCIA LUPA é uma das pioneiras na produção de conteúdo jornalístico usando a técnica de checagem de fatos no Brasil. Além de conferir se o que os políticos falam é verdadeiro, desde 2018 a Lupa dedica parte de sua produção à verificação de informações que circulam em redes sociais. Assim, busca qualificar o debate público com informações verdadeiras e verificadas, dando poder às pessoas para que tomem melhores decisões para si e para a sociedade.

A Lupa tem parcerias com grandes players do jornalismo brasileiro, como Folha de S.Paulo, UOL, revista Veja e outros. Também atua em conjunto com o Facebook para frear a desinformação que circula nas plataformas da empresa, incluindo o Instagram e o WhatsApp. Desde 2016, com o LupaEducação, trabalha a educação midiática para diferentes públicos a partir de treinamentos em técnicas de verificação de fatos e discussões sobre desinformação. É a iniciativa de checagem com o maior número de seguidores no Instagram no mundo, mais de 125 mil, e usa a plataforma para difundir informação verificada nos mais diferentes formatos.

A Lupa integra a Coalizão de Checagem para as Eleições 2020, em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral, com o objetivo de diminuir o efeito da desinformação no processo eleitoral brasileiro. É signatária do Código de Ética da International Fact-Checking Network (IFCN), rede que reúne as plataformas de checagem de fatos de todo o mundo, e passa por auditorias anuais que aferem a transparência, a objetividade e o apartidarismo de seu trabalho.

Nenhum comentário: