Como tirar o esmalte rápido

8 de ago. de 2020

Programa Cinema Sem Fronteiras - Universo Produção "Helen" é selecionado para 15ª Mostra de Cinema de Ouro Preto

 



Evento acontece até de setembro, gratuitamente pelo site oficial

Escrito e dirigido por André Meirelles Collazzo, o filme “Helen” foi selecionado para a 15ª edição da Mostra de Cinema de Ouro Preto (15ª CineOP), que será realizada este ano de forma virtual, no site oficial do evento, por causa do isolamento social em decorrência da pandemia do novo coronavírus. A 15ª CineOP acontece gratuitamente de até 7 de setembro, e “Helen” ficará disponível para exibição durante todos os dias.

Helen” conta a história de uma menina de 9 anos que leva uma vida simples no bairro do Bixiga, em São Paulo. Entre as idas para a escola, brincadeiras no cortiço onde vive e os problemas financeiros e sociais que aparecem ao seu redor, Helen encontra diferentes maneiras de juntar dinheiro para comprar uma caixa de maquiagem de presente de aniversário para a sua avó, Dona Graça, com quem mora.

Com produção da Prosperidade Content e distribuição da ELO Company, o filme aborda um outro lado do Bixiga, bairro conhecido por suas cantinas e tradições italianas. O diretor mostra o outro aspecto cultural do local, que abriga cortiços e foi um dos primeiros quilombos da capital paulista.

O longa é inspirado na história real de Agata Helen Garcia Almeida e Maria das Neves de Almeida. Dona Maria - no filme como Dona Graça - é uma senhora que migrou de Paraíba para São Paulo aos 14 anos, e vive no Bixiga, onde vende churrasco na calçada, recolhe aluguéis para o dono do cortiço onde mora e faxina outros imóveis do mesmo proprietário. Dona Maria criou sozinha sua neta, Agata Helen - Helen, personagem principal do longa -, que nasceu quando seu filho tinha apenas 14 anos, e a mãe da menina 13. Tendo como fonte de renda os trabalhos informais, pagou os estudos de seus filhos e também de Agata Helen, de quem nunca desgrudou.

O filme também já foi selecionado para o Festival de Cinema Latino-Americano de Toulouse, em 2020; para o 35º Cine en Construcción Tolouse e para o Festival Ojoloco, ambos em 2019. Além disso, teve seu o roteiro finalista do GUIÕES – Festival do Roteiro de Língua Portuguesa 2017, em Lisboa.

Sinopse

Helen é uma menina de 9 anos moradora de um cortiço no Bexiga – famoso bairro da cidade de São Paulo por suas características afro-ítalo-nordestina. Nascida numa família humilde e desestruturada, a menina vive com a avó, Dona Graça, que também cumpre o papel mãe e pai e sustenta a família a partir de trabalhos informais.

Entre uma brincadeira de rua, as aulas na escola e as tarefas para ajudar a avó no trabalho, Helen vive intensamente o cotidiano do bairro, transitando livremente pelas redondezas. Ainda muito ingênua, ela passa os dias alheia à dureza de sua realidade e sua principal preocupação no momento é juntar dinheiro para comprar um presente para a avó: um kit completo de maquiagem. Agora, a menina fará de tudo para juntar a quantia necessária e garantir o presente para o aniversário. É a partir dessa busca que HELEN, em uma aventura urbana, desvenda o cotidiano típico de quem vive nos cortiços, construindo uma história coletiva a partir da teia de relações que a menina estabelece.

Ficha Técnica:

Direção e roteiro: André Meirelles Collazzo

Produção Executiva: Luana Furquim

Assistente de Produção Executiva: Lia Garcia

Montagem: Willem Dias

Fotografia: Alziro Barbosa, ABC

Direção de Arte: Dicezar Leandro

Figurino: Anne Cerutti

Maquiagem: Nathália Cortez

Trilha Sonora: Laurent Mis

Design de Som e Mixagem: Pedro Noizyman

Elenco: Thalita Machado do Nascimento, Marcélia Cartaxo, Tony Tornado, Roberto Rezende, Ana Paula Lopez, Wellington Coelho, Lauryn Badu Feliciano Alexandre de Oliveira Pereira, Victor Phelipe Vasconcelos Silveira, Paulo Américo, Wallace Ruy, Andréia Paiva, Luiza Braga, Elzio Vieira, José Juvêncio Alexandre Ramos, Eduardo Acaiabe, Maria Rosa Fortunato Meirelles, Caroline Souza Ferreira, Aline Vitória Paiva do Nascimento, Angela Ribeiro, Daniel Morozzetti, Júlia Keunecke, Daniel Keunecke, Ana Beatriz Pina, Illgner Lucas, André Carlos, Ivy de Souza, Che Moais, Bernardo Damásio da Conceição, Lucas Luciano dos Santos, Rodrigo Pessin, Leda Marotti, Wellington Gomes, Ygor Fiori, Luiz Vaz, Al Danúzio, Rafael Losso, Cassius Getúlio Teixeira de Souza (Xuru), Ilú Oba de Min, Haullinna Beijamin, Nayara Letícia Teixeira de Oliveira, Maria Veriane da Silva, Ana Lívia Gonçalves de Sousa, Valter Araújo Borges, Edilaine Maria Bispo, Eduardo Kazuo Oshio, Said Mkidadi Simba, Letícia Bispo Fernandes Nascimento, Maria de Fátima Souza, Luana de Sousa Freitas, Claudio Mitsuo Ochi

Produção: Prosperidade Content

Distribuição: ELO Company

 

Prosperidade Content

Fundada em 2013, a Prosperidade Content atua no desenvolvimento e modelagem de projetos, em parceria com outros produtores, veículos de mídia (canais), distribuidores de conteúdo e agências de publicidade. A co-produção e showrunning são o foco do modelo de negócio deste grupo multidisciplinar ao serviço da atividade audiovisual. A empresa é resultado de um mix de diferentes experiências - resultantes de trajetórias que vão do cinema à metodologia científica, da produção executiva à modelagem comercial - que, combinadas, proporcionam um diferencial no mercado audiovisual brasileiro. Nascida em uma época de renovação do setor no país, o Prosperidade Content surgiu para atender as novas demandas desse mercado, que exige novos modelos de negócios e organização da cadeia produtiva da indústria cinematográfica, principalmente devido à diversificação das ferramentas de distribuição, novos modelos de financiamento e comercialização de produtos, serviços e desenvolvimentos. Com pouco mais de cinco anos de existência, o produtor desenvolveu 60 propriedades intelectuais que estão em diferentes graus de desenvolvimento e negociação.

ELO Company

Empresa especializada em produção e distribuição audiovisual fundada por Ruben

Feffer, Flavia Feffer e Sabrina Nudeliman Wagon. No mercado há 15 anos, conta

com uma estrutura completa de produção de conteúdo, distribuição de obras

audiovisuais em todas as plataformas e vendas para o mercado nacional e

internacional.

Na unidade ELO Produções são três lançamentos no ano de 2019 e mais de dez

projetos em seu lineup, incluindo co-produções internacionais.

Na unidade ELO Distribuições são mais de 100 títulos em seu lineup, entre eles

Vou Nadar Até Você”, primeiro filme protagonizado por Bruna Marquezine,

Emicida” produzido pela RT Features, “Miss Beach Star” dirigido por Cris D’Amatto

e protagonizado por Fabiana Karla, “Prisioneiro da Liberdade” de Jefferson De,

Torre das Donzelas” de Susanna Lira (vencedor do prêmio de Melhor

Documentário pelo público na Mostra de Internacional de São Paulo), “Aos Olhos de

Ernesto” da premiada Ana Luisa Azevedo, “Tito e os Pássaros” de Gustavo

Steinberg, pré-indicado ao Oscar de 2019, “O Menino e o Mundo” de Ale Abreu,

indicado ao Oscar de melhor animação, “S.O.S: Mulheres Ao Mar 2”, apenas para

citar alguns.

A ELO Company tem entre seus principais objetivos criar, produzir e divulgar as

narrativas brasileiras em múltiplas telas e países.

A empresa tem como princípios a valorização da diversidade na frente e atrás das

telas com projetos inovadores como o Selo ELAS com o intuito de fomentar projetos

de longa-metragem com direção feminina.

Nenhum comentário: