Como tirar o esmalte rápido

12 de nov. de 2020

Neste sábado, 14 de novembro, celebra-se o Dia Mundial do Diabetes

 Especialistas do HCor esclarecem dúvidas gerais sobre a doença

O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nos rins, nos nervos e olhos, tendo relação direta com a catarata e possível cegueira. 

Apesar de ser um problema de saúde com alta incidência, atingindo quase 17 milhões de brasileiros adultos, o diabetes ainda gera muitas dúvidas e receios em grande parte da população.

Para se ter ideia, uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, em 2018, apontou que somente 15% dos entrevistados citaram espontaneamente a doença quando perguntados o nome que corresponde ao aumento do nível de açúcar no sangue.

Estimativas indicam que entre 30% e 35% das pessoas não sabe que têm diabetes, ou seja, um terço da população diabética ainda não foi diagnosticada e, portanto, não se cuida e não faz o controle da glicemia. 

No HCor, atualmente, dois grandes são conduzidos a fim de beneficiar pacientes com diagnóstico de diabetes. O primeiro, NUGLIC, busca avaliar a efetividade de uma estratégia nutricional e contribuir com o desenvolvimento de material e outras táticas para melhorar o monitoramento da glicemia em pacientes diabéticos.

Já o segundo, ENDOCRINE, visa determinar um marcador de risco que possa ser usado de forma isolada ou combinado às características clínicas dos pacientes, auxiliando no diagnóstico precoce das complicações do diabetes numa abordagem de atenção primária em locais com poucos recursos e na implementação de novas intervenções terapêuticas neste grupo de pacientes.

Para falar sobre as pesquisas e também para esclarecer dúvidas gerais sobre a doença, neste dia 14 de novembro, data em que se comemora o Dia Mundial do Diabetes, os especialistas do HCor estão à disposição para entrevistas.

 

Nenhum comentário: