26 de fev. de 2021

NOTA DE FALECIMENTO DA ATRIZ BERTA ZEMEL




Morreu ontem, no final da tarde, a atriz Berta Zemel, aos 86 anos. Na madrugada de 25 de fevereiro, deu entrada no PS do Hospital Santa Catarina, em São Paulo, com dificuldade respiratória sendo internada na UTI em decorrência de broncopneumonia. Passou o dia estável, mas ao final da tarde, seu estado piorou vindo a óbito.

Berta Zemel foi uma grande atriz do Teatro e Cinema brasileiros. Estudou na Escola de Arte Dramática de SP, estreando profissionalmente, em 1956 com a peça Hamlet de Shakespeare, no Teatro Sergio Cardoso (Teatro Belo Vista na época).

Foi casada com o ator e diretor Wolney de Assis (falecido em 2015) e os dois juntos fundaram o Teatro Móvel de São Paulo que além de produzir e viajar pelo Brasil com espetáculos a companhia também ministrava cursos de formação de ator.

Em 1972 Berta protagonizou a novela Vitória Bonelli, escrita por Geraldo Vietri. A novela fez estrondoso sucesso chegando a alterar o horário de missas e de sessões de cinema entre setembro de 1972 e julho de 1973. É considerado seu melhor trabalho para a TV. 



Depois de quase vinte e cinco anos sem representar, Berta conhece o trabalho da médica Nise da Silveira e resolve montar uma peça sobre a vida da psiquiatra. No ano de 2000, Berta volta aos palcos com Anjo Duro.  A peça estreou em 19 de março de 2000 em Curitiba, sob direção de  Luiz Valcazaras.  A peça lhe rendeu o prêmio APCA de melhor atriz em 2000 e uma indicação ao prêmio Shell como melhor atriz.

Mesmo sem estar nos palcos Berta Zemel continuou ministrando aulas, tanto na companhia, como em sua casa, de forma particular, para muitos famosos, nomes que ela nunca revelava.


No cinema destacam-se os filmes  Desmundo, de 2002, dirigido por Alain Fresnot, deu vida à dona Branca e acabou conquistando o Troféu Candango de melhor atriz coadjuvante na 35ª edição do Festival de Brasília.



Depois  O Casamento de Romeu e Julieta, de Bruno Barreto, gravado em 2004 e lançado em 2005 interpretou a Nenzica.  E em A Casa de Alice, de 2007, fez Dona Jacira, a mãe da protagonista Alice.


Wolney e Berta não tiveram filhos, dedicaram suas vidas ao fazer teatral , a formar atores e diretores  (de teatro e cinema) profissionais, deixando um legado para o Teatro, Cinema e Televisão.


 Última entrevista https://www.youtube.com/watch?v=nmT0rB9-dio&fbclid=IwAR3EZ9qNlgv7wQ-zhW_XgYntr3SIFYklNTESMvgzp_6WJrp6UDvx_Tpbcps

Nenhum comentário: