13 de mar. de 2021

O Forró e a Zabumba, pelo músico paraibano Guegué Medeiros

 GUEGUÉ MEDEIROS apresenta IPUERA DOS LINHARES e projeto ZABUMBANDO

Show reunirá composições inéditas de diversos artistas

sobre a cultura nordestina e série conta sobre a zabumba no Brasil

Com o objetivo de reunir e valorizar a manifestação artística e cultural nordestina brasileira, o baterista, percussionista, compositor e produtor paraibano Guegué Medeiros dirige e apresenta o projeto Ipueira dos Linhares.  Através de um espetáculo virtual com repertório de onze faixas inéditas de artistas diferentes, Guegué (bateria e percussão), estará acompanhado pelos músicos Danilo Moraes Doratiotto (voz e guitarra), Eraldo Trajano da Silva (baixo), Luiz Gonzaga Trajano (voz e percussão), Olívio de Souza filho (sanfona), Rafael Paschoalini Arthuso (voz e zabumba) e Salomão Soares (piano). 

As músicas escolhidas para a realização do projeto são Forró “Pé de Serra”, um gênero musical tradicional e autenticamente nordestino. Nos dias de hoje, o Forró apresenta desdobramentos e variações modernas, entretanto, o presente trabalho busca a afirmação e valorização do estilo tradicional e original. O Forró, como mencionado, é parte importante da cultura  do país, portanto, procura-se contribuir nesta produção com o desenvolvimento e divulgação da diversidade cultural brasileira.

No repertório estão as músicas Jambo (Guegué Medeiros e Guga Limeira), Zé de Biu (Guegué Medeiros), Estrada (Rafael Beibi), Ipueira dos Linhares (Guegué Medeiros), Xote com “A”(Guegué Medeiros), Água nos Zóio (Rafael Beibi), Se eu Fizesse uma Canção (Danilo Moraes e Paulo César de Carvalho), Promessa (Danilo Moraes e Janayna Pereira), Forró pro Zé Pitoco (Guegué Medeiros), Um Pouco mais, um pouco menos (Danilo Moraes e Paulo César Carvalho) e Alegre (Salomão Soares e Marcos Alma). A primeira exibição do show será no dia 20 de março, através do canal do músico no YouTube (https://www.youtube.com/c/Guegu%C3%A9Medeiros/featured) e também estará disponível na plataforma online do #culturaemcasa.

A produção do projeto Ipueira dos Linhares foi viabilizado através do PROAC 39/2020 “PRODUÇÃO E TEMPORADA DE ESPETÁCULO DE MÚSICA COM APRESENTAÇÃO ONLINE” - PROAC LAB 39/2020. Também foi contemplado também pelo projeto PROAC LAB 41/2020 - LICENCIAMENTO DE CONTEÚDO CULTURAL PARA DIFUSÃO ONLINE NA PLATAFORMA #CulturaEmCasa.

Já no mês de junho, Guegué apresentará ZABUMBANDO - Um bando de zabumbeiros falando de forró, uma série documental em três episódios sobre a zabumba, a cultura em torno desse instrumento e os artistas que o tocam. Essa produção ficará disponível através do YouTube, de forma gratuita. Neste trabalho, o músico se reunirá, organizará e registrará informações sobre artistas populares zabumbeiros, abordando as origens da arte que produzem e sua atuação nos dias de hoje. Zé Pitoco, Dido Trajano e Eder ‘O’ Rocha são os músicos e mestres em cultura popular que serão entrevistados por Guegué Medeiros.

ZABUMBANDO “Um bando de zabumbeiros falando de forró" foi viabilizado através do EDITAL PROAC- 16/2020 Prêmio de produção, registro e licenciamento de conteúdo de cultura popular.

Nenhum comentário: