8 de mar. de 2021

Série de podcast ficcional sobre mulheres na ciência estreia nas plataformas de streaming em 08 de março

 

A Ciência como ela é - a Saga de Carlota é uma série original de podfiction com dez episódios contando a história de Carlota, interpretada por Mel Lisboa

 

 

A partir de 08 de março será possível acompanhar nas plataformas de streaming uma série original de podcast ficcional sobre mulheres na ciênciaA Ciência como ela é - a Saga de Carlota conta com dez episódios que narram a história de Carlota, interpretada por Mel Lisboa, uma professora de física que enfrenta diversos desafios ao longo da vida para ser uma cientista.

 

O projeto tem como objetivo discutir dados de estudos científicos sobre a baixa representatividade de mulheres na ciência, debater a importância e as vantagens da diversidade na área, trazendo algumas possíveis soluções para resolver o problema. A Saga de Carlota teve origem em uma peça teatral, em 2017. A ciência como ela é foi criada por Carolina Brito (professor.ufrgs.br/carolinabrito/) e Márcia Barbosa (www.if.ufrgs.br/~barbosa/), doutoras e professoras do Instituto de Física da UFRGS, com ampla experiência em ensino, pesquisa e extensão. Além de serem pesquisadoras sobre as questões de gênero na ciência,  ambas integram o programa de Extensão Meninas na Ciência (https://www.ufrgs.br/meninasnaciencia/), que tem como objetivo principal atrair meninas para áreas de ciências exatas e tecnológicas.

 

A partir da montagem teatral, surgiu a história de Carlota. Segundo a dupla, baseadas em histórias de muitas cientistas que diariamente enfrentam diversos desafios, em especial por conta de gênero, elas resolveram construir um projeto de ficção que reunisse parte de diversas vivências de mulheres na ciência.

 

O espetáculo A ciência como ela é narrava a vida de Carlota desde sua infância até se tornar uma cientista feminista. Neste processo, ela encontrava diversos personagens, cada um representando uma barreira a ser enfrentada. O texto dramatúrgico, dividido em cinco atos, trazia esquetes ficcionais intercaladas pela discussão sobre as pesquisas e estatísticas relacionadas a cada segmento. A peça foi apresentada em diversos eventos com bastante sucesso, tanto no Brasil quanto em congressos científicos internacionais e foi gravada em estúdio (https://www.ufrgs.br/napead/portfolio/70). A partir daí, surgiu a podfiction, que também conta com Jeferson Arenzon (www.if.ufrgs.br/~arenzon/), colega de Carolina e Márcia no Instituto de Física, Cristina Bonorino, imunologista e Professora Titular da UFCSPA, e Ricardo Severo, compositor, diretor musical e dramaturgo, no time de criadores e roteiristas.

 

Como produtores há mais de 10 anos do podcast de divulgação científica  “Fronteiras da Ciência” ( http://frontdaciencia.blogspot.com/ ), Jeferson e Carolina viram crescer o consumo de podcasts nos últimos anos. A equipe então identificou a necessidade de um programa que trouxesse a pauta das mulheres na ciência para o mundo dos podcasts e criou A Saga de Carlota. A série pretende levantar a questão da diversidade na ciência para além da esfera acadêmica, trazendo a linguagem artística para atingir um público mais amplo, mas sem abandonar um ponto essencial neste projeto, que é a apresentação de resultados científicos sobre o assunto.

 

“A partir de A Saga de Carlota, pretendemos contribuir para uma transformação na percepção dos ouvintes no que concerne a necessidade de uma maior diversidade na ciência e elevar o debate sobre machismo, diversidade, assédios sexual e moral a temas científicos que devem ser tratados com base em evidências e com método”, declaram os criadores. Passando pela infância e os desafios das pequenas cientistas e suas famílias, assédio de professores e colegas, participação de mulheres na vida política, preconceito na academia, assédio por superiores, diversidade racial, Carlota segue sua trajetória, assim como diversas mulheres que inspiraram a criação desta história. “Alguns episódios que integram os roteiros foram presenciados por nós, outros são relatos de colegas, não só no Brasil, mas no mundo todo”, afirmam Carolina, Márcia e Cristina.

 

Com financiamento do Instituto SerrapilheiraA Saga de Carlota traz no elenco Eduardo Semerjian, Eduardo Silva, Érica Montanheiro, Fafy Siqueira, Herbert Richers Jr., Ilana Kaplan, Jamile Godoy, Mel Lisboa, Nany People, Otavio Martins, Rubens Caribe, Samuel de Assis e Tuna Dwek. Os ensaios ocorreram à distância, pela plataforma Zoom, ao longo de uma semana, e as gravações ocorreram individualmente, no segundo semestre de 2020, com direção de elenco de Severo, que também é produtor musical e editor da podfiction. Os episódios inéditos vão ao ar semanalmente às segundas-feiras até 10 de maio. Para saber mais sobre o projeto, acesse https://ufrgs.com/asagadecarlota/ ou nas redes sociais @asagadecarlota.

 

A Ciência Como ela é - A Saga de Carlota

Estreia em 08 de março, em diversas plataformas de streaming

 

 

Ficha técnica

 

       Carolina Brito: autora, roteirista e produtora geral

       Márcia C Barbosa: autora, roteirista

       Cristina Bonorino: roteirista-chefe

       Jeferson J. Arenzon: roteirista e co-produtor

       Ricardo Severo: roteirista, diretor de elenco, produtor musical, editor de som e áudio

 

 

       Identidade visual:  Agência Monday

       Assessoria de comunicação: Bruna Paulin - Assessoria de Flor em Flor

       Vinhetas e animações: Francine dos Santos 

       Oferecimento: Instituto de Física da UFRGS

       Apoio do Instituto Serrapilheira

 

Elenco:

Mel Lisboa: Carlota

Ilana Kaplan: Narradora 

Rubens Caribé:  Narrador 

Nany People: Mãe da Magda, Profa Ana, Amélia e mulher no armário

Fafy Siqueira: Mãe da Carlota, Claudia, Beatriz

Tuna Dwek: Magda e Nádia 

Jamile Godoy: Marina, Clara, Angélica, Mariana, Maria

Eduardo Semerjian: Mateus, Prof de Física, Prof Pedro

Herbert Richers Jr: Carlos Alejandro, Gerald, Prof.Bernardo, Prof Nicolas, Guilherme

Otávio Martins: Rafael, Aluno2, Leonardo, Gustavo e Felipe

Erica Montanheiro: Magda criança, Jeniffer, Laura, Angela

Samuel de Assis: Aluno 1, André, Renato, Richard, Jean

Edu Silva: pai da Carlota, Prof Jader, Roberto, segurança





Nenhum comentário: