4 de abr. de 2021

Grupo Porco divulga capa e tracklist do novo EP "Robode", com lançamento previsto para o início de abril



Logo após o encerramento do ciclo de divulgação de “O Futuro Vai Ser Pior” (2020), o novo registro atualiza um manifesto político em meio a baterias 808 e um personagem fictício redentor 

Conhecido há mais de uma década do cenário de rock alternativo brasileiro, Thiago Machado, o Porquinho (UDR, Fodastic Brenfers, Polly Terror), é o artista por trás do projeto Grupo Porco, e o produtor incansável de lançamentos que sempre apresentam novas camadas de estética sonora. 

No próximo dia 9 de abril (sexta-feira), o Grupo Porco lança seu novo EP “Robode” em todas as plataformas de streaming, acompanhado de um videoclipe para a primeira faixa, “Segurando a Cabeça Decepada do Messias”, no Youtube da banda. O trabalho, que é composto por três faixas instrumentais, é distribuído pelos selos Geração Perdida (MG) e Abraxas (RJ) e apresenta o teor punk de contestação política embalado por estruturas rítmicas inspiradas no Miami Bass e guitarras e pedais de efeitos já conhecidos do rock alternativo desempenhado pelo grupo - e denominado por ele mesmo de “Grindcore Interpretativo”. 

A capa divulgada nesta quarta-feira (31/03) expressa um dos intuitos do lançamento: colocar em evidência agressiva e sem rodeios a raiva e a frustração de uma parcela dos brasileiros com o projeto político-social que está em curso no país atualmente.


Desenvolvida pela capixaba Emilly Bonna, a arte que ilustra “Robode”, passou por algumas alterações antes de chegar ao resultado final, que apresenta a criatura metade bode metade robô, que ronda o planalto central brasilero a procura de amor, justiça e vingança. A agressividade culminada no personagem-título do EP evidencia a enunciação do projeto pautada na insatisfação política. Enunciação que muitos gostariam de ter - o que, inclusive, inspirou o Grupo Porco a, verdadeiramente, “fazer” por meio da música. 


Emilly Bonna, que carrega em seu currículo produções de histórias em quadrinhos, pinturas e ilustrações, trabalhando com referências de filmes oitentistas de horror trash e elementos gore, conta que as alterações que foram feitas não alteraram a mensagem ao fim do processo criativo e de produção.

“Ele me passou a ideia que tinha em mente para a capa, e eu adicionei alguns detalhes. Coloquei mais alguns desmembramentos de corpos e pessoinhas correndo em pânico. Aliás, desenhar corpos desmembrados é sempre muito prazeroso, e se for de bolsominion, melhor ainda”, relatou brevemente a artista sobre todo o processo criativo. 


Todo o EP tem produção, mixagem e masterização assinadas pelo próprio Porquinho. 


________________________________________________________

Tracklist de “Robode”: 


1- “Segurando a Cabeça Decepada do Messias”

2- “Lágrimas de Cloroquina”
3- “O Poder da Loucura”

Nenhum comentário: