24 de dez. de 2021

Prepare uma ceia diferente com o alho negro!

 


Saia da mesmice:  Prepare uma ceia diferente com o alho negro!

 

Com a chegada de dezembro, também chegam as festas, confraternizações e a preparação para a ceia de Natal e Ano Novo. Não tem melhor época do ano para exibir suas habilidades na cozinha com receitas únicas e saborosas. E se você ainda não parou para planejar a ceia, ou não sabe como sair daquela mesmice de todo ano, existe uma solução muito simples para isso: o alho negro.

 

Se ainda não teve a oportunidade de experimentar o alho negro, não se preocupe! Esta iguaria é tão versátil quanto o alho comum, e é fácil de aplicá-lo a uma variedade de receitas. Mas não se engane, apesar disto, o alho negro tem uma singularidade no sabor como nenhum outro. Ele é adocicado, levemente picante e possui notas de Umami.

 

Ao contrário do que muitos pensam à primeira vista, o alho negro não se trata de uma espécie exótica de alho. Ele é produzido a partir de um processo de fermentação, onde o alho é submetido a condições de temperatura (de 65°C a 80º C) e umidade controladas.

 

Diferente da sua versão comum, o alho negro tem uma textura macia, que lembra tâmara, onde você pode facilmente desmanchá-lo e/ou espalhá-lo com uma faca. Dica rápida: Faça uma pasta com alho negro e maionese (acrescente pimenta ou ervas secas se preferir), passe no pão normal ou torrado e pronto, você terá um lanche rápido e delicioso.

O alho negro combina muito bem com carnes, massas, risotos, pizzas, hambúrgueres, sopas, saladas, e até em coquetéis e sorvetes. Portanto, quando pensar em surpreender alguém com suas receitas, experimente adicionar este ingrediente, você logo notará uma diferença e uma explosão de sabores no seu prato.



Miguel Ricardo Camilo
Editor y Reportero & Chef especialista en alimentos para alergicos

Nenhum comentário: