30 de dez. de 2021

Risoto de abóbora Kabocha, cogumelos e alho negro

 




Ingredientes

 

Risoto

300g abóbora descascada, cortada em cubos pequenos
1/2 cebola picada
2 dentes alho picados
1 colher (sopa) de manteiga
200g cogumelo shiitake fatiados
50g alho negro descascado premium da Alho Negro do Sítio
2 xícaras chá de arroz arbóreo
70g queijo parmesão
1 litro caldo de legumes ou até dar o ponto do arroz
Azeite de Alho Negro a gosto para regar no prato

Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Salsinha fresca picada

 

Caldo de legumes

1 cebola
1 cenoura
1 aipo

3 folhas de louro
5 grãos de pimenta do reino

 

 

Modo de Preparo

Primeiro, vamos preparar o caldo de legumes. Corte a cebola, cenoura e o aipo em pedaços grandes. Não é necessário descascar. Coloque todos os legumes numa panela e cubra com 1 litro de água. Adicione as folhas de louro e os grãos de pimenta do reino. Deixe ferver por 5 minutos para apurar o sabor e depois mantenha em fogo baixo enquanto prepara o risoto.

 

Em uma outra panela, aqueça o azeite e refogue uma pequena parte do alho e cebola cortados em cubos pequenos, junte os cogumelos fatiados e grelhe até ficar macio. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto.

 

Descasque a abóbora Kabocha, retire as sementes e corte em cubos pequenos.

 

Numa outra panela, aqueça novamente o azeite e frite o restante do alho junto com a cebola. Acrescente a abóbora Kabocha preparada previamente, tempere com sal e pimenta do reino e deixe cozinhar em fogo médio por 10 minutos, até que a abóbora fique bem macia e comece a desmanchar, virando um purê.

 

Acrescente o arroz arbóreo e deixe fritar alguns minutos.

 

Vá acrescentando conchas de caldo de legumes aquecido aos poucos e mexendo sempre. Quando secar, acrescente mais uma concha do caldo e assim por diante.

 

Quando o arroz chegar no ponto al dente, adicione o queijo parmesão, o alho negro cortados ao meio e a manteiga. Misture bem e acrescente a última concha de caldo de legumes.

 

Mexendo sempre, deixe a mistura ficar bem cremosa e acerte o sal e a pimenta do reino.

 

Sirva em seguida dispondo acima os dentes de alho negro picados, os cogumelos grelhados previamente, salsinha fresca picada e o queijo parmesão ralado. Finalize com um fio de azeite de alho negro. Bom apetite!

 

 

Bruschetta com alho negro

 

Numa tigela, junte os tomates em cubinhos e os dentes de alho negro amassados ao azeite, e misture bem. Acrescente o manjericão, o orégano e o sal a gosto e mexa novamente. Coloque a mistura por cima das fatias de pão já dourados. Você também pode adicionar queijo parmesão ralado e retornar as bruchettas ao forno para esquentar o tomate em cubinhos e derreter o queijo.

Caso prefira, substitua os dentes de alho negro pela Pasta de Alho Negro ou Geleia de Alho Negro. Fica uma delícia!

 

Patê de frango com alho negro

 

Quando seus convidados chegarem, sirva este delicioso patê de alho negro com torradinhas.

 

Em uma tigela, coloque azeitonas, tomates e cebolas roxas picadas, cenoura ralada, e frango cozido desfiado e temperado a gosto. Adicione a maionese misturada com dentes de alho negro amassado, azeite, sal e pimenta. Mexa bem todos os ingredientes até chegar numa consistência cremosa. Leve a geladeira por 1 hora antes de servir.

 

O que achou das nossas sugestões?


Nos permita fechar com mais uma última dica: Adquira o 
Molho de Alho Negro ou o Pesto de Alho Negro, e regue seu peru de Natal com esses produtos artesanais, ou até mesmo no lombo de porco assado no forno. Ele ficará suculento, a carne macia e ninguém irá resistir ao seu prato. Agora é só colocar a mão na massa (e no alho negro!) e boas festas!

 

Para comprar o alho negro e diversos outros produtos com a iguaria, acesse: https://alhonegrodositio.com.br/



Miguel Ricardo Camilo
Editor y Reportero & Chef especialista en alimentos para alergicos

Nenhum comentário: