Buscar
http://www.podcultura.com.br/images/no-exists.gif



Pense Positivo
http://www.podcultura.com.br/userfiles/_5bedbc5c6851818938e76f25fc8655231537557220.jpg
http://www.podcultura.com.br/userfiles/_ed55dea6734ed374262ac78369deed571537557111.jpg
http://www.podcultura.com.br/userfiles/_5bedbc5c6851818938e76f25fc8655231537557397.jpg
Cinema - Teatro
Caixa Cultural São Paulo apresenta o espetáculo para a primeira infância “A Gruta da Garganta”
 
 
teatro lírico - o espetáculo, com as atrizes e cantoras Clarice Cardell e Aida Kellen, leva os pequenos ao interior do corpo humano para abordar,  de maneira poética e onírica, o princípio da voz e do som, em uma viagem pelas ressonâncias da linguagem
 
 
Cena de A Gruta da Garganta, que tem composições eruditas exclusivas, criadas pelo pianista ucraniano Mikhail Studyonov (foto Divulgação)
 
De 11 a 14 de outubro de 2018, na Caixa Cultural São Paulo, a companhia La Casa Incierta realiza uma experiência única: A Gruta da Garganta, uma obra lírica com direção de Carlos Laredo. Pioneiro no campo das artes cênicas para a primeira infância, o grupo de teatro hispano-brasileiro foi criado em 2000 pelo diretor teatral espanhol Carlos Laredo e pela atriz brasilienseClarice Cardell.
O espetáculo aborda de maneira poética o surgimento da linguagem humana. Idealizado pela companhia de teatro hispano-brasileiro La Casa Incierta, A Gruta da Garganta é uma criação inédita de teatro lírico que leva o espectador a uma aventura no interior do corpo humano para abordar, de maneira poética e onírica, o princípio da voz e do som. Essa trajetória, desde os primeiros balbucios até o domínio da comunicação verbal é apresentada, tal qual uma ópera, com canto e música.
A montagem é direcionada para crianças de zero a cinco anos e busca instigar nesse jovem público o interesse pelo teatro lírico. Os pais que levarem seus filhos ao teatro estarão diante de uma reflexão sobre os mistérios da comunicação.
Iluminada por projeções de vídeo que ampliam sua atmosfera lúdica, a cenografia sugere os labirintos do crânio, a caverna da boca e a cova da garganta por onde as atrizes e cantoras Clarice Cardell e Aida Kellen guiarão o público numa viagem pelas ressonâncias da linguagem. O pianista ucraniano Mikhail Studyonov criou as composições eruditas criadas por ele exclusivamente para o espetáculo.
A Gruta da Garganta é um canto poético sobre os laços invisíveis entre os seres humanos, o cordão umbilical que nos guia nos caminhos escuros da vida. “O espetáculo evoca a dificuldade do ser humano de viver isolado e nossa necessidade por comunicação. E as pessoas têm, desde que nascem, as ferramentas para criar relacionamentos e para ter o entendimento da comunicação”, comenta Carlos Laredo.
Às vezes o bebê parece um estranho aos olhos dos adultos. Mas o que é que as mães, pais e filhos compartilham? No passado, a humanidade rendia culto a diversas formas de nascimento a partir de uma cosmovisão cíclica: o crescimento, a plenitude, o envelhecimento e a morte-renovação. No altar das deusas, a primeira infância e a maternidade eram os mistérios mais valiosos, os tesouros a serem protegidos no centro do labirinto.
Guardamos no fundo da gruta da garganta, a partir dos nossos pulmões de recém-nascidos, o ar da primeira inspiração, que permanece aí durante toda a vida, durante cada uma das nossas respirações até a última expiração. A obra A Gruta da Garganta é como um misterioso fio de Ariadne. Somos indivíduos porque somos indivisíveis, inseparáveis uns dos outros. Existimos no espelho dos olhos alheios e a partir da garganta, rimos, choramos, gritamos e cantamos. É na gruta da garganta onde bebês e adultos compartilham o ar a cada respiração.
Além das apresentações será realizada, no dia 11 de outubro,  uma oficina “A Cultura e Primeira Infância” com os diretores da companhia, Carlos Laredo e Clarice Cardell. Todas as atividades são gratuitas.
Sinopse 
Voltada a crianças de zero a cinco anos, a peça é iluminada por projeções de vídeo que ampliam sua atmosfera lúdica. A cenografia sugere os labirintos do crânio, a caverna da boca e a cova da garganta por onde as atrizes e cantoras Clarice Cardell e Aida Kellen guiarão o público numa viagem pelas ressonâncias da linguagem. O pianista ucraniano Mikhail Studyonov criou as composições eruditas criadas por ele exclusivamente para o espetáculo.
La Casa Incierta
Pioneira no campo das artes cênicas para a primeira infância, La Casa Incierta é uma companhia de teatro hispano-brasileira criada em 2000 pelo diretor teatral espanhol Carlos Laredo e pela atriz brasiliense Clarice Cardell. Ao longo dos anos, a companhia criou um repertório de inúmeras criações e atividades artística, além de conferências e workshops para crianças, adolescentes, pais e professores. Em sua trajetória, La Casa Incierta tem trabalhado e pesquisado uma linguagem poética em busca das capacidades infinitas com que nascem os seres humanos. Seus espetáculos foram apresentados em países como França, Espanha, Itália, Bélgica, Holanda, Martinica, Portugal, Israel, Finlândia e em diversas cidades do Brasil.
A companhia é residente em Brasília desde 2013, e vem desenvolvendo uma série de projetos inovadores no campo das artes e da primeira infância. Realiza a curadoria e produção do Festival Primeiro Olhar - arte pela primeira infância, coordena o GT Cultura na Rede Nacional pela Primeira Infância e colaborou na coordenação do I Encontro Cultura e Primeira Infância, realizado em 2015 em parceria com o Ministério da Cultura. Em 2017, recebeu em Washington o prêmio internacional ALAS BID (Banco Interamericano Mundial), concedido como iniciativa inovadora para a primeira infância.
Ficha artística
Uma criação de La Casa Incierta
Direção e Dramaturgia: Carlos Laredo
Intérpretes: Clarice Cardell e Aida Kellen
Direção e Composição Musical: Mikhail Studyonov
Figurino: Val Barreto
Vídeos, Cenografia e iluminação: Carlos Laredo
Ajudante Técnico: Herbert Lins dos Santos
Vídeo da obra: Comova
Produção Local: Gessica Arjona
 
 
SERVIÇO
Espetáculo Infantil: “A Gruta da Garganta”Local: CAIXA Cultural São Paulo - Praça da Sé, 111 - Centro - São Paulo – SP – próxima à estação Sé do Metrô
Datas: de 11 a 14 de outubro de 2018 (de quinta a domingo)
Horário: às 16 horas
Capacidade: 120 lugares
Classificação indicativa: crianças de 0 a 5 anos
Informações: (11) 3321-4400
Capacidade: 60 lugares
Duração: 40 minutos
Ingressos: distribuição de senhas a partir das 9h do dia de cada apresentação
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Caixa


Oficina: “A Cultura e Primeira Infância” - Carlos Laredo e Clarice Cardell
Data: 11 de outubro de 2018 (quinta-feira)
Horário: das 18h às 22h
Público-alvo: Pessoas interessadas nas artes, na educação infantil e na primeira infância
Capacidade: 20 vagas
Inscrições: E-mail da produção para inscrições: casa@lacasaincierta.com
Artigos Relacionados

Redes


Participe de
Nossas Redes Sociais


Saiba +



Cadastro de Profissionais

http://www.podcultura.com.br/userfiles/_443a9690ef20caa8bd9d207d8d42f6411537557742.jpg
Pense Positivo
     
 
 
     
Quando devo parar Acalme sua alma
Nossa Equipe
1. Podcultura pretende lançar em 100 YouTubers com canais em português e 30 em espanhol.
2. Estreia dia 05 de maio #instaserie " A Casa das Letras"
3. Editor Chefe
4. EXPOMUSIC também tem Educação Musical para Crianças e Professores
5. Todas Matérias Anteriores postadas desde 2001 estão em nosso blog
http://www.podcultura.com.br/userfiles/_1998c008b03c7268111b51f96a936a401537557475.jpeg
Cadastro de Técnicos Cadastro de Artistas Busca de Profissionais
Todos os direitos reservados Podcultura desde © 2001. instagram.com/podcultura