Buscar
http://www.podcultura.com.br/images/no-exists.gif



Pense Positivo
http://www.podcultura.com.br/userfiles/_c7669695ae9a430294e93f87dc6c84b81537557199.jpg
http://www.podcultura.com.br/userfiles/_ed55dea6734ed374262ac78369deed571537557111.jpg
http://www.podcultura.com.br/userfiles/_5bedbc5c6851818938e76f25fc8655231537557397.jpg
Cinema - Teatro
CAIXA CULTURAL SÃO PAULO RECEBE PEÇA “SÃO PAULO REFÚGIO” DO GRUPO PERFOMATRON

 

 


Foto: Vitor Manoni
 
 
São Paulo Refúgio é o primeiro espetáculo do Performatron e aborda a questão do refúgio e da imigração sob a perspectiva da cidade de São Paulo.
 
CAIXA Cultural São Paulo apresenta, de 29 de novembro até 9 de dezembro (quinta a domingo), o espetáculo teatral " São Paulo Refúgio ", criação coletiva do grupo Performatron. A peça é o resultado de uma pesquisa prática realizada ao longo de dois anos com refugiados de diversas nacionalidades e trata dos impactos da migração forçada na sociedade contemporânea. Por meio de conversas, cartas e depoimentos concedidos por refugiados, suas histórias, preconceitos e temores são abordados em um estudo poético sobre as consequências do desterro na vida das milhares de pessoas que são obrigadas a deixarem seus lares e recomeçar suas vidas no Brasil, superando traumas e violências. Os ingressos são gratuitos e começam a ser distribuídos às 9h do dia do evento.
 
O Projeto
Buscando compreender melhor a questão migratória e suas consequências na capital paulista, o Performatron iniciou o processo de construção de São Paulo Refúgiono segundo semestre de 2014. O projeto teve como objetivo a investigação artística dessa temática atual e relevante ao contexto social do país. Para tanto, foram estabelecidas parcerias entre o grupo e diversas instituições como o Grupo de Refugiados e Imigrantes Sem-teto de São Paulo, Mesquita do Pari, Oásis Solidário, MSTC -Movimento dos Sem-teto, Museu da Imigração, Adus e Centro de Referência e Acolhida para Imigrantes.
 
O projeto foi contemplado, em 2015,  pelo  Programa VAI da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e nesse mesmo ano foi apresentado no teatro Leopoldo Fróes, no Museu da Imigração, no Festival de Cidadania Cultural, todas com ingressos gratuitos. Participou também de uma curta temporada na Casa das Rosas  e nas unidades do Sesc Belenzinho (São Paulo), Copacabana (Rio de Janeiro), Palladium (Belo Horizonte), dentre outras.
 
A peça – três movimentos
O espetáculo é composto por três movimentos que retratam diferentes momentos do processo de mudança vivido por refugiados que chegam ao Brasil.
No Movimento I, A Vida e Guerra, é abordado o período anterior à migração, quando situações de violência, vulnerabilidade e miséria modificam profundamente a realidade de um país e acabam provocando movimentos migratórios forçados.
No Movimento II, A Mudança, são retratadas as dificuldades do processo de travessia e da busca por um novo país.
Por fim, em Cultura em Choque, o Movimento III, são abordadas as dificuldades de integração e o choque cultural sofrido por imigrantes e refugiados ao se depararem com a realidade brasileira.
 
O grupo
O Performatron surgiu no ano de 2014 decorrente da vontade de criar um grupo artístico jovem, capaz de dialogar com questões relevantes acerca da cidade de São Paulo e do país.
O projeto São Paulo Refúgio consolidou-nos como coletivo, e possibilitou aos integrantes a experimentação enquanto seres-artistas.
A segunda peça do grupo ‘Diálogos sobre a Loucura’ foi criada entre 2016 e 2018, a partir de uma intensa experiência imersiva na realidade de instituições públicas de saúde mental do país. Neste novo trabalho, o grupo debate os meios de construção da loucura na contemporaneidade e busca refletir sobre a permeável fronteira que divide loucura e razão. Premiado pelo ProAC - Primeiras Obras de Teatro, o espetáculo estreou em julho de 2018 na Oficina Cultural Oswald Andrade, em São Paulo.
 
Integrantes
Conrado Dess é ator e diretor, graduado em Artes Cênicas pela ECA-USP, onde foi aluno de artistas como Antônio Araújo, Maria Thaís e Cibele Forjaz. Atuou como assistente de direção no espetáculo Luz Negra da Cia. Pessoal do Faroeste, sob direção de Paulo Faria e estagiário na peça A Incrível Ascensão de Arturo Ui do Teatro de Narradores e na programação artística do Sesc Santo Amaro. Atuou na fundação do grupo, e em  ‘São Paulo Refúgio’ participa da direção, dramaturgia, e elenco da peça.
 
Elise Garcia é atriz e membro fundadora do grupo Performatron. É atriz formada em atuação pela Escola de Atores Wolf Maya, onde foi dirigida por Jair Assumpção, Brian Penido e André Garolli; e em Jornalismo pela Universidade Metodista. Integrou o NAC - Núcleo de Artes Cênicas, sob coordenação de Lee Taylor (2014), também integrou o Núcleo de Artes Cênicas do Sesi, dirigido por Mirian Rinaldi, e atuou como assistente de direção na montagem da peça “Tiros em Osasco” com a direção de Yara Novaes (2015-2016).
 
Ériko Carvalho é ator criador e membro fundador do grupo Performatron. É ator com passagem pela Escola Livre de Teatro, onde estudou com Rogério Toscano, Lucia Gayotto e Pedro Mantovani. Possui, ainda, diversos cursos livres com nomes como Jair Assumpção e André Garolli. Integrou os núcleos de criação das companhias Realce e Trapiche Cultural. Iniciou-se no teatro sob Direção e coordenação de Geraldine Quáglia e Walter Quáglia.
 
Pitchou Luambo é advogado e mestre em direito pela Universidade do Congo. Vive atualmente no Brasil como refugiado de guerra, é ativista do direito dos imigrantes e coordenou o Grupo de Refugiado e Imigrantes Sem-teto de São Paulo. Atuou no filme ‘Era o Hotel Cambridge’ da cineasta Eliane Caffé e na série PSI do HBO. E é chef de cozinha do Congolinária - descobrindo sabores do Congo.
FICHA TÉCNICA:
Um espetáculo do Grupo Performatron
Texto e Direção: Conrado Dess e o grupo |Atores-criadores: Elise Garcia, Ériko Carvalho e Conrado Dess | Participação especial: Pitchou Luambo | Atores alternantes: Tresor Muteba e Giulia Fontes | Assistência de direção: Carolina Petrucci Rosa e Carolina Braga | Iluminação: Ériko Carvalho | Operação de luz e audiovisual: Ronaldo Liano | Cenotécnico: Zito Rodrigues | Costureira: Silvana Carvalho | Figurino e cenário: Conrado Dess | Edição de Som: Daniel Lelis Siqueira |Preparação corporal: Rafael Sertori | Preparação de percussão: Jorge Peña |Arte gráfica: Gabriela Borsoi | Fotos: Vitor Manon, Mariana Landi |Direção de produção: Mosaico Produções Artísticas - Cícero de Andrade | Produção executiva: Elise Garcia e Ériko Carvalho| Assessoria de Imprensa: Adriana Monteiro-Ofício das Letras | Realização: Performatron
SERVIÇO
Teatro Documentário: “São Paulo Refúgio”
Local: CAIXA Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111 – Centro) – próximo à estação Sé do Metrô
Data: 29 de novembro a 9 de dezembro de 2018 (Quinta a domingo)
Horário: às 19h15
Informações: (11) 3321-4400
Classificação indicativa: 14 anos
Capacidade: 80 lugares
Duração: 80 minutos
Entrada franca: ingressos distribuídos a partir das 9h do dia do evento
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal


#SãoPaulo #Refúgio #espetáculo #Performatron #imigração 
Artigos Relacionados

Redes


Participe de
Nossas Redes Sociais


Saiba +



Cadastro de Profissionais

http://www.podcultura.com.br/userfiles/_1998c008b03c7268111b51f96a936a401537557727.jpeg
Pense Positivo
     
 
 
     
Quando devo parar Acalme sua alma
Nossa Equipe
1. Podcultura pretende lançar em 100 YouTubers com canais em português e 30 em espanhol.
2. Estreia dia 05 de maio #instaserie " A Casa das Letras"
3. Editor Chefe
4. EXPOMUSIC também tem Educação Musical para Crianças e Professores
5. Todas Matérias Anteriores postadas desde 2001 estão em nosso blog
http://www.podcultura.com.br/userfiles/_443a9690ef20caa8bd9d207d8d42f6411537557513.jpg
Cadastro de Técnicos Cadastro de Artistas Busca de Profissionais
Todos os direitos reservados Podcultura desde © 2001. instagram.com/podcultura