Buscar
http://www.podcultura.com.br/userfiles/_79d329d7b964b9dcc7be571978ebbefe1355863222.jpg



Destaques

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

http://www.podcultura.com.br/userfiles/_0e068f559a4231a0cf2ee8c26626a6501384263033.jpg
http://www.podcultura.com.br/userfiles/_361a7f22bc2a7e73c74daafc3bf8a8971355863923.jpg
http://www.podcultura.com.br/userfiles/_7e768bb72ad5b8f66f49af10ba277bc61403474944.jpg
Cursos
Fábrica de Cultura do Jardim São Luís oferece 1.000 vagas em cursos gratuitos de artes

 Podem se inscrever crianças e jovens dos 8 aos 19 anos, preferencialmente. Unidade inaugurada pelo Governo do Estado de São Paulo no último sábado (11/2) é a primeira na Zona Sul de São Paulo. 


Inaugurada no último sábado pelo governador Geraldo Alckmin, a Fábrica de Cultura do Jardim São Luís, zona sul da capital, oferece 1.000 vagas em cursos de iniciação artística para crianças e jovens da comunidade. As inscrições começam no dia 23 de fevereiro e podem ser feitas no próprio local, basta levar documento de identidade ou certidão de nascimento do futuro aprendiz, além de comprovante de residência. Mantido pela Secretaria de Estado da Cultura, o programa Fábricas de Cultura é totalmente gratuito para a população. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada. 

"A Fábrica de Cultura traz entretenimento, aulas de teatro, cinema, circo, dança, música, literatura, instrumentos musicais. Tudo de graça. Aberta às crianças, aos jovens, à terceira idade, às famílias. Ela muda a região. Eu diria que é um dos melhores programas de inclusão social de trabalho com as crianças e transformação da realidade social através da cultura", afirmou o Governador Geraldo Alckmin durante a cerimônia de inauguração. 

A Fábrica oferece ateliês em várias linguagens artísticas, cada uma com vertentes diversas. Os ateliês de música, por exemplo, são subdivididos em percussão, metais, sopros, cordas, canto coral; em dança, haverá capoeira, contemporânea e afro-brasileiras; e assim por diante. As aulas acontecerão de terça a sexta-feira, em turmas com até 25 alunos com idades entre 8 e 19 anos, preferencialmente. Cada aluno terá duas aulas por semana, sempre no contraturno escolar. As aulas dos ateliês regulares terão início no dia 28 de fevereiro. 

No primeiro semestre de funcionamento, para possibilitar uma experiência variada aos aprendizes, eles poderão escolher até duas modalidades diferentes. Para ajudá-los a selecionar que curso (ou cursos) querem freqüentar, a unidade preparou o Conheça a Fábrica: os interessados podem participar de aulas experimentais em que serão apresentadas as várias modalidades disponíveis nos ateliês regulares. O Conheça a Fábrica ocorrerá até 17 de fevereiro. 


Todo o material necessário para as atividades é oferecido pela Fábrica, desde os instrumentos musicais aos equipamentos eletrônicos de vídeo e foto. 

"O projeto Fábricas de Cultura é revolucionário pelo equipamento público oferecido à juventude. Não é um centro cultural apenas para apresentações de espetáculos; ele é também uma escola de arte que dá aos jovens oportunidades de crescimento e desenvolvimento pessoal longe das drogas e da violência", afirmou o secretário da Cultura, Andrea Matarazzo. 

O prédio 
A Fábrica de Jardim São Luís é composta por dois prédios integrados, construídos com investimento total de R$ 13,1 milhões. No principal, existem as salas de aula, biblioteca com 140 m², uma sala de múltiplo uso, além da ala administrativa. No outro prédio, está instalado o teatro com 266 lugares que será usado para ensaios e apresentações das turmas da própria Fábrica, grupos e bandas da comunidade e convidados. 

Trata-se da quarta Fábrica de Cultura inaugurada pelo Governo em bairros da periferia de São Paulo. Outras três unidades abertas no ano passado na Vila Curuçá, Sapopemba e Itaim Paulista vêm mudando a cara dos bairros e trazendo novas oportunidades para as regiões. 

Difusão cultural 
No eixo de difusão, a Fábrica funciona como um centro cultural, oferecendo shows, apresentações e outras atividades livres para toda a comunidade. A ideia é que este espaço - chamado Fábrica Aberta - seja ocupado principalmente por artistas e grupos locais, numa forma de reconhecer e valorizar a cultura produzida no próprio bairro, além de aprofundar a integração entre o projeto e o entorno. 

A Fábrica de Cultura de Jardim São Luís será gerida pela Poiesis, uma das organizações sociais qualificadas para administrar instituições e programas culturais do Estado em convênio com a Secretaria. 

Saiba mais 
Mais cinco Fábricas de Cultura estão sendo construídas pela Secretaria de Estado da Cultura e devem ser inauguradas ainda este ano. Elas estão localizadas nos bairros de Capão Redondo (zona sul), Cidade Tiradentes (zona leste), Jaçanã, Brasilândia e Vila Nova Cachoeirinha (zona norte). Todas as localidades foram escolhidas por apresentar alto Índice de Vulnerabilidade Juvenil – parâmetro criado pela Fundação Seade com base em dados de crescimento populacional, violência e gravidez entre os jovens, e evasão escolar. 

Recentemente, o Governo de São Paulo anunciou a construção de mais uma unidade das Fábricas no bairro do Glicério, projeto integrado à recuperação do antigo Quartel do Parque Dom Pedro II para a criação de mais um polo cultural na região. Os projetos básico e executivo serão contratados este ano e a expectativa é de que a obra se inicie em 2013. 
  

SERVIÇO 
Fábrica de Cultura de Jardim São Luís 
Rua Antônio Ramos Rosa, 37. Jardim São Luís, zona sul de São Paulo 
Fone: 5812-9899 
Funcionamento: 
De terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h 
Sábados e domingos das 12h às 17h. 
Fechada às segundas-feiras. 

Conheça a Fábrica: 
Aulas de degustação das atividades oferecidas. Até 17 de fevereiro. 

Inscrições para os ateliês regulares: 
A partir de 23 de fevereiro. 
Basta comparecer à Fábrica com documento de identificação pessoal e comprovante de residência. 

Todas as atividades são gratuitas. 

Mais informações: 
www.cultura.sp.gov.br 
www.fabricasdecultura.gov.br 


Portal Podcultura

Pauta
Carla Manga

Colaborador de pautas
Larissa Yamatogue

Marketing e Publicidade 
Carol Queiroz

Editor Chefe
Sandra Camillo
 
Artigos Relacionados

Assinante


Cartão de Descontos
Podcultura


Exclusivos para assinantes do portal



Cadastro de Profissionais

http://www.podcultura.com.br/userfiles/_3494888d3a4b7f9314e78b1cffe8c01e1403474819.jpg
TV Podcultura
     
 
 
     
Vicentinho de Maria Sampaio Bienal abre espaço para autores “prodígios”
+ Lidas
1. Livro Vicentinho de Maria Sampaio na Bienal 2014
2. MMO Tanki Online inaugura evento especial Miss e Mister Tanki
3. Ana Beatriz é um dos destaques da Bienal 2014
4. Alma despida de Cláudia Ferreira
5. Paula Pimenta volta à Bienal no próximo sábado para autografar 'Fazendo meu filme em quadrinhos'
http://www.podcultura.com.br/userfiles/_3494888d3a4b7f9314e78b1cffe8c01e1403474753.jpg
Cadastro de Técnicos Cadastro de Artistas Busca de Profissionais
Todos os direitos reservados Podcultura© 2011. porextenso.com