Vida Sana

18 de nov de 2016

Comitiva do Ministério do Trabalho participa de missão sobre trabalho decente na Tanzânia

Grupo viaja na próxima semana com representantes da ABC, Ministério da Fazenda e OIT
Um grupo de três técnicos do Ministério do Trabalho estará na Tanzânia (costa leste da África), a partir da próxima segunda-feira (14) até domingo (18). Eles integram a delegação brasileira do Projeto de Cooperação Sul-Sul para a Promoção do Trabalho Decente em Países Produtores de Algodão na África e América Latina. Também fazem parte da delegação representantes da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério da Fazenda e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
A secretária de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho, Maria Teresa Pacheco Jensen, explica que essa é uma viagem de prospecção. “Nós vamos ouvir o que eles têm a nos dizer a respeito da realidade local e visitar alguns lugares. Depois, apresentaremos o que temos aqui para vermos como nossa realidade pode contribuir com a deles. Nós, do Ministério do Trabalho, falaremos sobre como a inspeção do trabalho se organiza no Brasil e sobre o combate ao trabalho infantil”, explica. Essa será a terceira viagem da comitiva, que já esteve no Paraguai e em Mali e deve visitar posteriormente Moçambique e Peru.
O projeto - É uma parceira entre o governo brasileiro, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Instituto Brasileiro do Algodão (IBA). Ele foi assinado em 2015 com o objetivo de contribuir para a promoção do trabalho decente com ênfase nos Direitos e Princípios Fundamentais do Trabalho e a melhoria das condições de trabalho em países em desenvolvimento produtores de algodão.
A cooperação Sul-Sul - É a modalidade de cooperação técnica internacional entre países em desenvolvimento que compartilham desafios e experiências semelhantes. Na última década, o Brasil investiu esforços e recursos em programas voltados a países da América Latina e Caribe, África e Ásia, por meio da Agência Brasileira de Cooperação.

Nenhum comentário: