Vida Sana

16 de mai. de 2018

RÚSSIA CONTEMPORÂNEA É RETRATADA EM EXPOSIÇÃO NA CAIXA CULTURAL SÃO PAULO

Inédita no país, a mostra "O Último Império" reúne 65 fotografias de Serguei Maksimishin


A CAIXA Cultural de São Paulo recebe, de 29 de maio a 29 de julho, a exposição “O Último Império”, do fotojornalista russo Serguei Maksimishin.Considerado um dos maiores nomes da sua geração, o artista apresenta sua obra pela primeira vez no país, com curadoria de Luiz Gustavo Carvalho.

Na mostra, Serguei Maksimishin retrata a Rússia contemporânea em 65 fotografias, permitindo ao público conhecer o cotidiano do país por meio de seu olhar sensível e corajoso. “Serguei Maksimishin revela diversas facetas e aspectos da vida na Rússia pós-soviética, mostrando a crise que o país enfrentou nos anos 90 e os problemas atuais. Desta forma, ‘O Último Império’ constitui um testemunho objetivo, sensível, dotado de um humor extremamente inteligente e desprovido de qualquer estética ideológica”, explica o curador.

A obra de Maksimishin reflete um virtuosismo na relação entre luminosidade e enquadramento, assim como na construção das imagens, mostrando a complexidade do universo artístico de um fotógrafo que não se contenta em compreender a sua sociedade superficialmente. O fotojornalistapermite ao espectador uma imersão no complexo e profundo universo de um país de proporções continentais. A Rússia de Serguei Maksimishin é retratada por cenas cotidianas, que abrangem todos os meridianos do país, de Kaliningrado a Kamchatka. “O fotógrafo russo mostra os antagonismos deste país e a força do antigo sistema soviético, cujos destroços até hoje se mostram presentes na vida cotidiana das pessoas”, continua Luiz Gustavo Carvalho.
                                                                                                                                                                       
No dia 29, após a abertura da exposição, o público poderá participar de uma visita guiada à mostra com Serguei Maksimishin e Luiz Gustavo Carvalho. Na ocasião, serão abordados aspectos da escola de fotografia russa e o panorama da fotografia russa contemporânea, assim como particularidades da obra do fotojornalista.

Sobre o artista:

Serguei Maksimishin nasceu em 1964. Em 1998, terminou a faculdade de fotojornalismo da Universidade Estatal de São Petersburgo. Entre 1999 e 2003, trabalhou em um dos principais jornais russos, o jornal "Izvestia". Desde 2003, é colaborador da agência "Focus" (Alemanha). Serguei Maksimishin é vencedor de prêmios como o Rússia Press Foto, World Press Foto, UNEP International Photographic Competition on the Environmental, entre outros. Suas fotografias foram publicadas nos principais jornais europeus e americanos. Realizou diversas exposições individuais na Rússia, Alemanha, Estados Unidos e França.
Na exposição "O Último Império", na CAIXA Cultural São Paulo, idealizadores do projeto artístico optaram por grafar o nome do artista como Serguei Maksimishin (e não Sergei Maximishin).

Serviço:

Exposição “O Último Império”, de Serguei Maksimishin
Abertura e visita guiada: 29 de maio
Horário: 19h
Visitação: de 30 maio a 29 de julho
Horário: 9h às 19h (terça a domingo)
Local: CAIXA Cultural São Paulo
Entrada franca 
Classificação indicativa: a partir de 12 anos
Telefone: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal

Nenhum comentário: