Vida Sana

29 de set de 2018

Lançamento Editora Senac SP: Cuidador de idosos




A enfermeira especializada em gerontologia Eliana Elvira Pierre Lima apresenta o livro Cuidador de Idosos. Lançado pela Editora Senac São Paulo, traz orientações práticas sobre cuidados que profissionais e familiares precisam ter com idosos, diferentes estruturas familiares e conflitos, além de abordar temas delicados como a violência velada e silenciosa ao idoso.

O livro aborda, em linguagem simples, aspectos dos cuidados físico, psíquico e social do idoso. A obra também estimula o leitor a pensar no próprio envelhecimento, desconstruindo preconceitos em relação a velhice, discussão pertinente devido ao envelhecimento populacional crescente. “O ser humano ainda é despreparado para reconhecer e lidar com o envelhecimento planejado. Somos formados e moldados a padrões e pela manutenção do jovem”.

Fruto de três anos de dedicação da autora, compilando dados e transferindo sua experiência e vivência para o papel, a obra une a prática e a teoria dos cuidados diários, dúvidas e inseguranças. A carência de informações sobre como atender e cuidar das necessidades básicas e cotidianas de idosos, em diferentes classes sociais e culturais, serviu como fonte de inspiração para Eliana, que tem ampla experiência em treinamento na formação de cuidadores.

Para ela, é preciso ter um olhar mais atento, não seguir fórmulas de maneira automática, mas entender as necessidades do idoso de forma singular, no contexto do próprio padrão de vida. “O cuidar com cuidado, personalizado, reforça a autora.

Ficha técnica:

Cuidador de idosos: práticas e reflexões do cuidar com cuidado

Organizado por: Eliana Elvira Pierre Lima
Editora: Editora Senac São Paulo
Número de páginas: 252
Preço: R$ 45



Sobre a autora:
Eliana Elvira Pierre Lima
Eliana Elvira Pierre Lima é enfermeira, formada em 1984 pela Universidade de Guarulhos, licenciada em ciências da saúde. É especialista em enfermagem do trabalho, gerontologia, cuidados integrativos e medicina tradicional chinesa. No decorrer de sua formação acadêmica e profissional, colaborou com empresas e implementou projetos especializados em saúde e atendimentos de enfermagem, integrando também equipes multidisciplinares de programas públicos voltados à pessoa idosa em situação de vulnerabilidade. Com mais de trinta anos de experiência em docência, ministra cursos para a capacitação de profissionais que trabalham com o público idoso e em diferentes áreas da saúde, desenvolvendo treinamentos especializados na área de envelhecimento humano, enfermagem e segurança do trabalho. Também presta assistência em clínica particular e home care, oferecendo atendimentos a partir de práticas integrativas, tendo como foco o público idoso.

#Podcultura #Podcantar #SandraCamillo

Nenhum comentário: