Vida Sana

10 de set de 2018

Maior festa literária da Mantiqueira acontece neste fim de semana



Maior festa literária da Mantiqueira acontece neste fim de semana

        Realizada em Santo Antônio do Pinhal, a duas horas de São Paulo, Festa Literária Internacional da Mantiqueira reúne 100 convidados e oferece mais de 80 atrações, a maioria gratuita;

        Serão 14 mesas de debates em que escritores como o premiado Milton Hatoum irão discutir temas contemporâneos, como a formação do romancista, o papel do livro impresso, fake news e o legado de Augusto de Campos, o homenageado desta edição;

        Atividades para crianças e jovens e eixo temático socioambiental pautam os três dias do evento que vai movimentar Santo Antônio do Pinhal, charmosa cidade de 7 mil habitantes que tem excelente infraestrutura turística e ampla oferta de hospedagem e alimentação

Santo Antônio do Pinhal, setembro de 2018 - De 14 a 16 de setembro (sexta a domingo), aFLIMA 2018 - Festa Literária Internacional da Mantiqueira (flima.net.br)  vai transformarSanto Antônio do Pinhal, praticamente um vilarejo,  em um centro de circulação e de debate de livros, ideias e conceitos de sustentabilidade. Com mais de 100 convidados, 14 mesas de debates, e mais de 60 atividades gratuitas, o evento, que já é considerado a maior festa literária da Mantiqueira, oferece atrações para um público amplo e segmentado com a FLIMA(adultos), FLIMAIS (adultos na escola), FLIMINHA (infantil), FLIMAX (jovens) eFLIMAMBIENTAL (sustentabilidade). Shows e intervenções artísticas acontecerão no Espaço Mantiqueira. A expectativa de atendimento presencial é de 15 mil pessoas.

O manauara Milton Hatoum, indicado ao prêmio Oceanos 2018, láurea que reconhece escritores de língua portuguesa do mundo inteiro, participa da FLIMA na sexta-feira, 14, às 20h, com a mesa Romance de Formação e a Formação do Romancista, ao lado do jornalista e crítico literário Manuel da Costa Pinto. No sábado, 15, às 18h, o idealizador daFLIMA Roberto Guimarães será o mediador da mesa Literatura e Cinema: Diálogos Narrativos, com a presença de Carol Rodrigues, vencedora do prêmio Jabuti, Paulo Lins, autor de Cidade de Deus e Desde que o Samba é Samba e Ronaldo Bressane, escritor e roteirista.

No domingo, 16, às 15h, os jornalistas Leonardo Sakamoto e Mathias de Alencastro debatemFake News, Pós-Verdade e Narrativa História com Bruno Paes Manso. Todas as mesas ocorrerão no moderno Auditório Municipal de Santo Antônio do Pinhal, com capacidade para 300 pessoas. O ingresso para cada mesa de debates custa R$ 30 e podem ser adquiridos pela internet (www.sympla.com.br/flima-2018) ou no Quiosque FLIMA, na Praça da Rodoviária, no Centro de Santo Antônio do Pinhal. 

Ainda para os adultos, a programação da FLIMAIS se divide em várias oficinas que remetem ao universo da literatura e editoração. No sábado, 15, e domingo, 16, entre 9h e 13h, o fotógrafo e pesquisador pernambucano Eduardo Queiroga ministra a oficina A narrativa fotográfica e o livro, na Escola Municipal Noe Alves Ferreira (requer inscrição prévia). No domingo, 16, às 14h, Dojival Vieira, criador da Afropress, agência de notícias que trata de temas de interesse da população brasileira preta e parda, discute Jornalismo, literatura e racismo.

Comprometida com a formação de novos leitores e da prática de tirar a literatura do pedestal, a FLIMINHA, para as crianças, reserva manhãs e tardes com contação de histórias e oficinas de carimbos, poesia visual e marcadores de páginas. Os jovens irão se encontrar naFLIMAX, que encerra sua programação às 20h, no domingo, 16, com show de rap de MC Cristaniel e Daniel Chimp. “Niel” faz rap desde os 14 anos com versos sobre formas de viver e aprender. Ao lado de seu companheiro de rimas, Daniel Chimp, um expoente do hip hop da região, a dupla de Paraisópolis (MG) colocará todo mundo para dançar e pensar.

Comprometida com a sustentabilidade, a FLIMAMBIENTAL foca no tema oferecendo oportunidade ao visitante de contemplar a natureza e entender sua importância. No domingo, 16, a partir das 8h30, Rita de Cássia Sousa conduz a Caminhada ecológica educativa,trilha leve para observar a Mantiqueira paulista e sua biodiversidade (requer inscrição prévia, com valor de R$ 55, que inclui transporte e lanche). No mesmo dia, às 9h, uma van sai da Horta Comunitária que fica ao lado do Auditório Municipal e levará interessados para umMutirão para plantio de mudas de árvores nativas em terreno público, sob coordenação de André Cerveny e Marta Lima. Acompanhe a programação abaixo:

A programação da FLIMA 2018 está organizada da seguinte forma:

FLIMA: programação principal
FLI+: oficinas, palestras e mais
PANORAMA das Letras Mantiqueiras: programação regional
FLIMINHA: programação infantil
FLIMAX: programação jovem
FLIMAmbiental: programação ambiental
ESPAÇO Mantiqueira: gastronomia, arte, shows e intervenções artísticas
OFF-FLIMA: programação que acontece em outros espaços


Confira abaixo a programação completa, organizada por programação e dia/horário. No site, há filtros para organizar as atividades por tipo de programação, dia etc. Isso permite que cada visitante percorra um caminho único, de acordo com as suas preferências e possibilidades. Acesse www.flima.net.br e personalize a sua experiência FLIMA 2018!!!

Nenhum comentário: