Vida Sana

10 de out de 2018

Cinco documentários no Festival do Rio foram viabilizados pelo canal Curta!

Cinco documentários ainda inéditos, que terão estreia exclusiva na televisão no canal Curta!, foram selecionados para a edição deste ano do Festival do Rio, que acontece de 1º a 11 de novembro. Os filmes — apoiados pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), após escolha pela equipe de curadoria do canal Curta! — serão exibidos na mostra Première Brasil. 
Na competição principal de longas documentários, está "Clementina", de Marco Abujamra. Na Première Brasil Retratos, estão "Angel Vianna – Voando Com os Pés no Chão", de Cristina Leal, "Marcia Haydée", de Daniela Kallmann, e "Zuza Homem de Jazz", de Janaina Dalri. A mostra Première Brasil Hors Concours traz "Excelentíssimos", de Douglas Duarte. 
Leia as sinopses de cada um abaixo. Pedidos de entrevista devem ser encaminhados a curta@agenciafebre.com.br.
Angel Vianna – Voando Com os Pés no Chão: O documentário mostra a vida e a carreira da bailarina Angel Vianna, um dos mais conceituados nomes da dança contemporânea brasileira, por meio de entrevistas, performances e homenagens de seus próprios alunos.

Marcia Haydée: Documentário sobre a trajetória da bailarina e coreógrafa brasileira, que dirige o Ballet de Santiago desde 2004 e já trabalhou com algumas das maiores companhias de dança do mundo.

Zuza Homem de Jazz: Mais do que retratar a biografia de Zuza Homem de Mello e sua relevância para a música popular brasileira, o documentário apresenta um ensaio sobre a devoção de um homem à música. Sua busca pela beleza e originalidade na criação musical fez dele a maior referência do jornalismo musical no Brasil.

Clementina: Docum
entário sobre a vida e a obra da cantora Clementina de Jesus, que construiu uma ponte entre os terreiros de candomblé e a MPB.

Excelentíssimos: Ao contrário do que se pensa, pedidos de impeachment são algo corriqueiro na política brasileira. Todos os presidentes desde a democratização tiveram sua derrubada defendida por motivos mais ou menos razoáveis. O que, então, teve de diferente o impeachment da primeira presidente do Brasil? Durante quatro meses, a equipe do filme se instala no interior do Congresso Nacional para mostrar como a democracia é feita e desfeita no Brasil de hoje.


 
Sobre o Curta!
Dedicado às artes, à cultura e às humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, o canal pauta a sua programação pelos seguintes temas: música, dança, teatro, artes visuais, arquitetura, metacinema, filosofia, literatura, história política e sociedade.
O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Siga o Curta! nas redes sociais:www.facebook.com/CanalCurtahttps://twitter.com/canalcurta e www.youtube.com/user/canalcurta. Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br.

Nenhum comentário: