Vida Sana

8 de out de 2018

Seminário reúne artistas, produtores e gestores para debater formação e qualificação dos profissionais da cultura


 
Carlos Augusto Calil, Ivam Cabral, Rodolfo Rangel, Lígia Cortez , Ivaldo Bertazzo, entre outros, discutem o atual cenário da qualificação e do trabalho na área cultural e os desafios, iniciativas e propostas para ampliar a formação neste campo.

O investimento na formação e qualificação dos profissionais da cultura parece ser um dos pontos chave para potencializar o papel deste setor produtivo como eixo de desenvolvimento para a cidade e para o país, não somente no campo estético e conceitual, mas também considerando o potencial da cultura para a cidadania, o desenvolvimento econômico e territorial urbano.

Com o intuito de promover o diálogo entre artistas, produtores, educadores, gestores e profissionais com ampla experiência de atuação relacionada à cadeia de produção artística e cultural, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc realiza a 2ª Semana de Formação, Cultura e Trabalho. Nomes como Carlos Augusto Calil, Ivam Cabral, Rodolfo Rangel, Lígia CortezIvaldo Bertazzo, entre outros, discutem o atual cenário da qualificação e do trabalho na área; os desafios, inciativas e propostas para ampliar a formação neste campo.

A intenção é a de contribuir para uma formulação conceitual comum ao campo da formação cultural que auxilie a criação de políticas para a área e favoreça a análise comparada entre diferentes iniciativas, consolidando uma narrativa capaz de orientar os diferentes atores públicos, revelar o alcance e limitação das políticas, discutindo ainda o papel e as relações com instituições privadas e a sociedade civil.

 Confira a programação:

16/1014h às 15h30 | Painel 1 - Educação e Dinâmica social (entrelaces entre cultura e educação)
Com Carlos Augusto Calil (USP)

16h às 18h | Mesa - Experiências e desafios para formação livre na área culturalCom Ivam Cabral (SP Escola de Teatro), Tammy Weiss (Instituto Querô - Santos - SP) e representante do SESC SP

17/1014h às 15h30 | Painel 2 - Formação, política cultural e desenvolvimento
Com Isaura Botelho (Consultora e Pesquisadora)

Mesas temáticas - Desafios da formação na área artística e cultural e suas respectivas cadeias produtivas

16h às 17h30 - Mesa 1 | Audiovisual
Com Esther Hamburger (USP), Daniela Pfeiffer (CTAV - RJ) e Jorge Guedes (Oficinas Kinoforum - SP)

18h às 19h30 - Mesa 2 | Circo
Com Rachel Cristina da Silva (Arena Circus - SP), Rodolfo Rangel (Escola Nacional do Circo - RJ) e Viviane Tápia (Circo Escola Diadema - SP)

18/1014h às 15h30 | Painel 3 - Fomento, formas de financiamento e seu impacto no campo da formação culturalCom Albino Rubim (Pesquisador e Professor)

Mesas temáticas | Desafios da formação na área artística e cultural e suas respectivas cadeias produtivas

16h às 17h30 - Mesa 3 | Dança
Com Gal Martins (Cia. Sansagroma), Firmino Pitanga (Cia. Treme Terra), Ivaldo Bertazzo (Escola Movimento Ivaldo Bertazzo).  

18h às 19h30 - Mesa 4 | Teatro
Com Elder Sereni Ildefonso (ETEC das Artes), Lígia Cortez (Célia Helena Centro de Artes e Educação) e Luiz Fernando Marques (Escola Livre de Teatro de Santo André e Grupo XIX de Teatro)

Sobre o CPF Sesc
Inaugurado em agosto de 2012, o Centro de Pesquisa e  Formação do Sesc é uma unidade do Sesc São Paulo voltada para a produção de conhecimento, formação e difusão e tem o objetivo de estimular ações  e desenvolver estudos nos campos cultural e socioeducativo.
Além do Curso Sesc de Gestão Cultural - que visa a qualificação para a gestão cultural de profissionais atuantes no campo das Artes, tanto de instituições públicas como privadas - a unidade proporciona o acesso à cultura de forma ampla, tematicamente, por meio de cursos, palestras, oficinas, bate-papos, debates e encontros nas diversas áreas que compreendem a ação da entidade, como artes plásticas e visuais, ciências sociais, comportamento contemporâneo e cotidiano, filosofia, história, literatura e artes cênicas, voltadas para o público em geral.

2ª Semana de Formação, Cultura e Trabalho – 2018
De 16 a 18 de outubro de 2018, terça a quinta, das 14h às 19h30.Recomendação etária: 16 anos. Número de vagas: 70.
Grátis – mediante inscrição.
Informações e inscrições pelo site (sescsp.org.br/cpf) ou nas unidades do Sesc no Estado de São Paulo. Serviço de van até a estação de metrô Trianon-Masp, de segunda a sexta, às 21h30, 21h45 e 22h05, para participantes das atividades.

Centro de Pesquisa e Formação do Sesc
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 22h. Sábados, das 9h30 18h30.
Tel: 3254-5600

Nenhum comentário: