Vida Sana

4 de mar. de 2019

Aos 93 anos, o artista Antonio Arney é homenageado com o lançamento de livro no Museu Oscar Niemeyer



Lançamento acontece no dia 14 de março com a presença do artista e dos autores da publicação


A trajetória artística de Antonio Arney é celebrada no livro “Comparação de Valores – Antonio Arney”, a ser lançado no Museu Oscar Niemeyer (MON), no dia 14 de março. A obra, organizada pela pesquisadora Giselle de Moraes, traça um panorama dos 50 anos de produção do artista paranaense e apresenta textos referenciais de importantes críticos como Adolfo Montejo Navas, Artur Freitas, Eduardo Rocha Virmond, Eliane Prolik e Fernando Bini. “Arney é um personagem importante das artes visuais e a publicação de um livro sobre sua riquíssima obra ainda era uma lacuna a ser preenchida. São mais de 50 anos de uma intensa produção artística e uma trajetória com participações em importantes exposições do país”, conta a organizadora da publicação, Giselle de Moraes.
 
Nascido em Piraquara em 1926, Antonio Arney é autodidata e tem a madeira como principal matéria-prima de seu trabalho. Aprendeu o ofício de marcenaria com seu pai. Suas montagens revelam uma influência da arte construtiva e unificam elementos geométricos a materiais usados e de rejeitos, trazendo uma discussão muito atual sobre arquitetura, tempo e memória.

Sua trajetória profissional começou em Curitiba, no final dos anos 1950, quando integra o Círculo de Artes Plásticas. Desde então destacam-se oito premiações no Salão Paranaense e a participação em importantes mostras nacionais e internacionais, entre elas: I e II Panorama de Arte Atual Brasileira – MAM/SP (1969 e 1970); XI Bienal Internacional de São Paulo (1971); Brasil Plástica 72; I e III Salão Nacional de Artes Plásticas (1978 e 1980), no Rio de Janeiro.
 
O livro “Comparação de Valores – Antonio Arney” foi viabilizado por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura – PAIC e incentivado pela Caixa Econômica Federal.
 
 
 
Serviço:
 
Lançamento do livro “Comparação de Valores – Antonio Arney”
 
com a presença do artista Antonio Arney e dos autores Eduardo Virmond, Eliane
 
Prolik, Fernando Bini e Giselle de Moraes. Mediação de Rafaela Tasca.
 
Data: 14/03/2019, quinta-feira, das 19h às 21h.
 
Local: Museu Oscar Niemeyer (Miniauditório). Rua Marechal Hermes, 999.
 
Curitiba, Paraná
 
Entrada franca. Os livros serão distribuídos gratuitamente aos participantes
 
mediante preenchimento da ficha de inscrição no local.

Nenhum comentário: