Vida Sana

25 de jul. de 2019

BH recebe Festival do Queijo Minas Artesanal neste fim de semana





Evento, na Serraria Souza Pinto, terá oficinas, cursos, degustações, entre outras atrações
Um dos eventos mais esperados pelos amantes da gastronomia está de volta a Belo Horizonte: o Festival do Queijo Minas Artesanal. A terceira edição acontece neste fim de semana, 27 e 28 de julho, na Serraria Souza Pinto, e reunirá produtores das sete regiões reconhecidas pelo Estado de Minas Gerais: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo.
Durante o festival, sete chefs mineiros vão apresentar pratos elaborados com a iguaria, que já conquistou premiações internacionais: Flávio Trombino (Xapuri), Edson Puiati (UNA Gastronomia), Eduardo Maya (Würscha e Pitza), Caetano Sobrinho (Caê), Paulo Vasconcellos (Bravo Catering), Gabriel Trillo (Omilía) e Bruna Martins (Birosca S2).
Cada chef representará uma região produtora. Tanto os pratos quanto os queijos estarão à venda no evento. Outros produtos mineiros de alta qualidade, como cafés, azeites, cervejas artesanais, cachaças, vinhos e mel poderão ser degustados e comprados pelo público. O festival é uma realização do Sistema FAEMG e do Sebrae Minas.

Oficinas
Nos dois dias do evento, haverá oficina de harmonização do Queijo Minas Artesanal de leite cru com cervejas artesanais mineiras. Serão duas sessões no sábado. A primeira, às 14h, será ministrada pelo jornalista gastronômico especializado em queijos, Eduardo Tristão Girão, e pela jornalista e sommelier de cervejas, Fabiana Arreguy. Às 16h, a oficina ficará a cargo do jornalista Wilson Renato e do maturador dos Queijos Bello, João Bello. No domingo, às 14h, a aula será conduzida pelo chef e sommelier de cervejas, Daniel Martins.
Os apreciadores do queijo também terão a oportunidade de aprender a harmonizar a iguaria com outra riqueza do agronegócio mineiro: os cafés artesanais. A oficina acontecerá no domingo e o professor será Eduardo Girão com a Academia do Café. Os participantes das oficinas de harmonização terão acesso livre aos dois dias do festival, mediante apresentação do ingresso no setor de credenciamento.
O evento também terá uma oficina voltada a lojistas que desejam conhecer mais sobre os processos de maturação e conservação dos queijos artesanais. O curso será no sábado, às 18h. As aulas serão ministradas pelo especialista em queijo e consultor da FAEMG, Elmer Almeida, e o empresário Cássio Avelino.
Seminário
A capital mineira também sedia, hoje e amanhã (25 e 26/07), o Seminário dos Queijos Artesanais. O workshop, que acontece na sede do Sebrae Minas, é direcionado a produtores e profissionais do mercado queijeiro.
Em debate, a importância econômica, social e cultural dos queijos mineiros, caracterização de regiões produtoras de queijos artesanais do estado, Selo Arte, regulamentação da produção, licenciamento ambiental, associativismo, comercialização e maturação vista sob o viés econômico e legal. Também serão apresentadas as últimas novidades sobre pesquisas acadêmicas feitas com queijos fabricados em Minas.


Parcerias
O Festival do Queijo Minas Artesanal tem patrocínio do Sistema Ocemg, Mineiraria e Codemge (Governo de Minas Gerais), Banco do Brasil, apoio da Belotur (Prefeitura de Belo Horizonte), Emater, Epamig e IMA, e parceria com a UNA 360 e UNA Gastronomia. A organização é da Panda Promoções e Eventos.
Festival do Queijo Minas Artesanal 2019
27 de julho (sábado): das 10h às 22h
28 de julho (domingo): das 10h às 20h
Serraria Souza Pinto - Av. Assis Chateaubriand, 809 – Centro – Belo Horizonte
Ingressos antecipados (festival e oficinas) preço promocional: https://www.sympla.com.br/festivalqma
Outras informações: https://www.festivalqma.com.br/

Nenhum comentário: