Vida Sana

25 de jul. de 2019

Editora Senac Rio lança Ecochefs: parceiros do agricultor, do Instituto Maniva

A sessão de autógrafos, que reunirá 12 chefs renomados, será no dia 8 de agosto,
às 19h, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon

Editora Senac Rio lança no dia 8 de agosto, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, o livro Ecochefs: parceiros do agricultor, do Instituto Maniva. Na obra, 12 chefs renomados oferecem uma leitura saborosa, com referências regionais e responsabilidade social. Entre eles, estão os chefs embaixadores do Senac RJ Teresa Corção, Rafa Costa e Silva, Frédéric de Maeyer e Frédéric Monnier, além do chef do Senac RJ Osvaldo Gorski. A sessão de autógrafos será realizada às 19h.

Em Ecochefs: parceiros do agricultor, o leitor descobrirá a “nova” gastronomia, cujo encantamento está mais nos ensinamentos dos professores da terra que no número de seguidores nas redes sociais, e como ela vem ganhando força no mundo todo, unindo pessoas do campo e da cidade.

De acordo com Constance Escobarfood writer e redatora do livro"Mais que um caderno de receitas, esta obra diz respeito à relevância da interlocução entre cozinheiros e produtores e serve de ponte para que se redimensionem seus papéis no âmbito dos respectivos ofícios."

No livro são apresentados os cozinheiros com responsabilidade socioambiental, conselheiros e voluntários do Instituto Maniva – organização sem fins lucrativos que tem como missão valorizar pequenos agricultores que adotem práticas agroecológicas. As páginas trazem entrevistas entre os ecochefs e os agricultores, com receitas espetaculares criadas entre a terra e a cozinha.

Além dos chefs embaixadores, integram a relação dos 12 chefs: Ana Pedrosa, Ana Ribeiro, Ana Salles, Ciça Roxo, Claude Troisgros, Flávia Quaresma e Marcelo Scofano.

Instituto Maniva

O Instituto Maniva, organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), foi fundado em 2007 pela chef Teresa Corção e por outros membros do movimento Slow Food do Rio de Janeiro com a missão de promover a consciência alimentar das sociedades rural e urbana, agregar valor aos agricultores familiares agroecológicos e favorecer a biodiversidade local. Nascia assim o grupo Ecochefs, marca registrada do instituto.

Chefs de cozinha se aproximaram, utilizando a gastronomia como ferramenta, motivados pela possibilidade de influenciar na transformação socioambiental da cadeia alimentar e promover os pequenos agricultores brasileiros. A rede de pessoas de diferentes áreas de conhecimento formada pelo Maniva, a manivanet, une cozinheiros, agricultores, pesquisadores e consumidores conscientes em um espaço para compartilhar descobertas e convicções, originar projetos e parcerias.

O objetivo do Instituto Maniva é que o mundo seja um lugar onde todos tenham acesso a uma alimentação saudável e sustentável.

Editora Senac Rio

A Editora Senac Rio, desde sua fundação, em 2000, publica obras que contribuem para o desenvolvimento de competências no mundo do trabalho. Com base na identificação de desafios e necessidades do mercado, busca sempre a excelência em conteúdos que promovam o aperfeiçoamento de aptidões gerenciais e técnicas de pessoas físicas e jurídicas, a fim de torná-las mais competitivas.

Ficha técnica
Título: Ecochefs: parceiros do agricultor
Autor: Instituto Maniva
Editora: Editora Senac Rio
Páginas: 216
Formato: 18 cm x 23 cm
Preço: R$ 89,90
ISBN: 978-85-7756-454-5

Serviço:

Evento de lançamento, com sessão de autógrafos
Livraria da Travessa do Shopping Leblon – Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – 2º piso
Data: 8 de agosto
Horário: 19h

Nenhum comentário: