Vida Sana

18 de nov. de 2019

Marcia Tiburi, Gorete Milagres e Ailton Krenak discutem a velhice em episódio inédito de Filosofia Pop



Lívia Wu. 


A produção será exibida no dia 18/11, segunda, às 23h, no SescTV


Para discutir questões relacionadas ao idoso, a filósofa, escritora e apresentadora Marcia Tiburi recebe a atriz e comediante Gorete Milagres e o líder indígena, ambientalista e escritor Ailton Krenak, no  episódio Velhice, que o SescTV estreia no dia 18/11, segunda, às 23h. Marcia e os convidados falam, entre outros temas, sobre a forma como os velhos são tratados, tanto pela própria família como pela sociedade; a classificação da idade; e o corpo humano e a sua valorização de acordo com a sua produtividade. Com direção de Esmir Filho, a atração também pode ser assistida em sesctv.org.br/aovivo.

Gorete Milagres afirma que não é a idade que torna alguém velho ou novo.“Tem pessoas que já são velhas porque a Organização Mundial da Saúde diz que com 60 anos você já é velho. Eu conheço jovens com estado de espírito muito velho e idosos com estado de espírito muito jovem”, comenta. Para Ailton Krenak, classificar a idade das pessoas tem relação com o comércio. “Quando começaram a comparar gente como mercadoria é que iniciaram a classificar a gente por idade”, assegura o líder indígena e diz que as pessoas mais interessantes e criativas que ele conheceu estavam na faixa dos 80 anos.

Marcia Tiburi fala sobre o termo terceira idade, que para ela serve para desviar a atenção sobre o termo velhice como um desvalor. “É claro que a idade, em uma sociedade capitalista como a nossa, virou realmente um marcador de opressão”. A forma como a sociedade vê o idoso, mudando de acordo com a cultura de cada nação, também é tema discutido no episódio.  Ailton Krenak lembra que no Continente Africano os anciãos são reconhecidos e quando um morre, todos sentem que perderam um acervo cultural e isso não acontece no Ocidente.

Gorete Milagres fala sobre a preocupação da mulher com a questão da velhice, que, principalmente em sua área, muitas vezes elas são desvalorizadas mais que os homens em suas funções artísticas. “A gente fica, vou envelhecer será que vai ter papeis para mim? Embora que tenha atrizes maravilhosas desenvolvendo a carreira com 92 anos. Fernando Montenegro, Laura Cardoso e tantas outras. Mas o espaço vai ficando limitado sim para o idoso e para a meia idade”, expõe.

O episódio conversa sobre a velhice como uma oportunidade para fazer coisas que, por algum motivo, não se fez e gostariam de ter feito, como  se apaixonar mais, e ainda discute os preconceitos que foram criados em torno da velhice.

Em sua primeira temporada, composta igualmente por 13 episódios de uma hora, que já estão disponíveis para serem assistidos sob demanda no site do canal, em sesctv.org.brFilosofia Pop tratou de assuntos como Deus; ética; pedofilia, drogas; mulher, poder e biopoder. Já esta nova, traz temas como prazer e trabalho; arte e política; morte e finitude; sexo e gênero; mercado e dinheiro; natureza; loucura; e riso contemporâneo. 

Filosofia Pop foi gravada em diferentes unidades do Sesc em São Paulo, e o episódio Velhice, na unidade de Jundiaí. A série convida pensadores contemporâneos, de áreas diversas, para debaterem, entre si e com o público, temas distintos que dialogam com a filosofia e a vida cotidiana. Além dos convidados, cada episódio tem participação da plateia com perguntas.

Sobre a série:
Realizada pelo SescTV, Filosofia Pop é uma idealização de Marcia Tiburi e Esmir Filho e estreou no canal em 2015, com 13 episódios de uma hora cada, tratando de assuntos como Deus; ética; pedofilia, drogas; mulher, poder e biopoder. Em 30 de setembro deste ano, a série ganhou outros 13, que abordam os temas prazer e trabalho; riso contemporâneo; morte e finitude; sexo e gênero; arte e política, natureza; velhice; loucura; dispositivos e vida; liberdade e encarceramento, dentre outros. Todos os 26 episódios já estão disponíveis para serem assistidos on demand, em alta definição e na íntegra, gratuitamente, em sesctv.org.br.

Todos os participantes dos novos episódios:
Ailton Krenak, líder indígena e escritor; Anna Muylaert, cineasta; Ladislau Dowbor, economista e professor; Christine Greiner, professora de artes do corpo; Gorete Milagres e Mariano Mattos Martins, atoresLinn da Quebrada, atriz, cantora e ativista; Gaudêncio Fidelis, historiador e curador de arte; Débora Diniz, antropóloga; Manoel Ricardo de Lima, escritor; Benjamin Seroussicurador e gestor cultural; Vagner Marques, historiador e mestre em ciências da religião;  Roberta Estrela D’Alva, atriz e cantora; Jerá Guarani, professora e líder indígena;  Marcelo Pelizzolli, filósofo;  Daniel Kupermannpsicanalista; Tatá Oliveira, palhaça; Joice Berth, arquiteta e urbanista; Amara Moira; escritora e doutora em literatura; Dríade Aguiar, mídia ativista; Rosana Hermanne,  escritora, roteirista e apresentadora de TV; Ricardo Antunes Najara Lima Costa, sociólogos; Denilson Lopes, professor e pesquisador; Dina Alves e Márcia Rocha, advogadas.

Sobre o SescTV:
SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

Serviço:

Série: Filosofia Pop
Episódio: Envelhice
Estreia: 18/11, segunda, às 23h
Reapresentações: 19/11, terça, às 11h; 20/11, quarta, às 21h; 21/11, quinta, às 10h; 22/11, sexta, às 19h30; 23/11, sábado, às 21h; e 24/11, domingo, às 19h.
Classificação indicativa: Livre
Apresentação: Marcia Tiburi
Direção: Esmir Filho
Idealização: Marcia Tiburi e Esmir Filho
Produtora: Claraluz Filmes e Saliva Shots
Realização: SescTV

On Demand
Todos os 26 episódios estão disponíveis em sesctv.org.br

Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Informações para imprensa:
SescTV
Jô Santina – Assessoria de Imprensa - 11-2076-3587
imprensa@sesctv.sescsp.org.br

Nenhum comentário: