Vida Sana

18 de nov. de 2019

Praça da República comemora o Dia da Consciência Negra com feira de artesanato e gastronomia



Segunda edição do evento tem como objetivo estimular o empreendedorismo e a geração de renda de artesãos e comerciantes negros

A Prefeitura de São Paulo realiza na próxima quarta-feira, 20 de novembro, a segunda edição da Empreenda Afro, feira de empreendedorismo negro que promove a geração de renda de empreendedores artesanais e comerciantes de comida de rua da capital. O evento, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, ocorre na data em que se comemora o Dia da Consciência Negra, das 10h às 22h. 

Esta edição conta com a participação de cerca de 50 artesãos do Mãos e Mentes Paulistanas, programa que tem como objetivo a melhoria da atividade econômica e social de empreendedores artesanais e manuais paulistanos. A iniciativa promove uma série de atividades para fortalecer o ecossistema de artesãos e manualistas, além de estimular a inclusão produtiva, acesso a mercado e o desenvolvimento econômico local.

“No segundo trimestre de 2019 a taxa de desocupação de negros foi superior ao número de não negros que estavam empregados. Isso faz com que as pessoas procurem novas maneiras de gerar renda e o empreendedorismo, muitas vezes, acaba sendo a válvula de escape”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “O setor é uma importante fonte de geração de renda para a população paulistana e uma parcela significativa dessas pessoas vive da produção e venda de artigos artesanais. O Mãos e Mentes foi criado para ajudar e apoiar esses empreendedores”, completa.

No local, serão comercializados diversos produtos de artesanato como bonecas, bijuterias, tricôs, crochês, cadernos, entre outros. Além disso, os visitantes podem consumir na Praça de Alimentação do evento, diversos lanches comercializados por food trucks e empreendedores cadastrados no banco de dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e do Observatório da Gastronomia.

Na ocasião, a Secretaria Municipal de Cultura leva à Praça da República um palco apresentações de Jorge Ben Jor, da rapper Drik Barbosa acompanhada dos DJs KL Jay e Nyack e o Bloco Afirmativo Ilu Inã com a participação da cantora Tássia Reis e de Melvin Santhana.


Mãos e Mentes Paulistanas
Lançado em março de 2019, o Mãos e Mentes Paulistanas tem como objetivo a melhoria da atividade econômica e social de empreendedores artesanais e manuais paulistanos. A iniciativa promove uma série de atividades para fortalecer o ecossistema de artesãos e manualistas, além de estimular a inclusão produtiva, acesso a mercado e o desenvolvimento econômico local.

O programa trabalha por eixos de atuação, como o cadastramento municipal de empreendedores do setor para manter informações atualizadas; a promoção de cursos e oficinas de capacitação; o acesso ao mercado, por meio da reestruturação de feiras já existentes e o apoio às novas; a criação de lojas físicas e online, e a participação em eventos já consolidados.

Serviço
Empreenda Afro – Feira de Empreendedorismo Negro
Data: 20 de novembro
Horário: 10h às 22h
Endereço: Praça da República

Palco Praça da República
14h - Ilu Inã convida Tássia Reis e Melvin Santhana
17h - Drik Barbosa convida KL Jay tocando Sobrevivendo no Inferno
20h - Jorge Ben Jor
Intervalos: Dj Evelyn Cristina | Mestre de Cerimônia: Ana Paula Xongani


Nenhum comentário: