Vida Sana

27 de nov. de 2019

Uma vida sem lixo é finalista do Prêmio Jabuti 2019



Assinado pela autora do blog Um ano sem lixo, Cristal Muniz, o livro propõe ao leitor mudanças no estilo de vida para reduzir desperdícios e os impactos ambientais.

Quando decidiu adotar mudanças para reduzir significativamente a quantidade de lixo gerado, incluindo os recicláveis, a catarinense Cristal Muniz também escolheu compartilhar a experiência para inspirar outras pessoas. Assim nasceu Uma vida sem lixo, lançado pela Editora Alaúde, que conquistou leitores em todo o país e é um dos finalistas do Prêmio Jabuti 2019, um dos mais importantes prêmios literários do país.

Organizada pela Câmara Brasileira do Livro, a premiação dos melhores livros brasileiros publicados em 2018, em 19 categorias diferentes, está marcada para o próximo dia 28, no Auditório do Ibirapuera, quando também será anunciado o vencedor do Livro do Ano.

Ficha Técnica
Título:
 Uma vida sem lixo
Subtítulo: Um guia para reduzir o desperdício na sua casa e simplificar a vida
Autora: Cristal Muniz
Formato: 18 x 21,5 cm
Nº de Páginas: 248
Acabamento: brochura com orelhas, miolo colorido
ISBN: 978-85-7881-563-9
Preço: R$ 60,00

Informações adicionais:
A OBRA:
Em Uma vida sem Lixo, Cristal compartilha tudo o que aprendeu desde que tomou a decisão e dá dicas de como produzir menos possível em casa e como levar esse hábito para fora dela também. 

Na introdução, Cristal explica o impacto do nosso estilo de vida no planeta e porque só separar o lixo reciclável não é o suficiente. Também faz um exercício para que o leitor reflita sobre o tipo de lixo que mais produz. A hora de colocar a mão na massa e começar as mudanças já aparece no primeiro capítulo, Cozinha, com as instruções de como construir uma composteira para o lixo orgânico, receitas simples para aproveitar os ingredientes ao máximo, dicas de como comprar alimentos a granel e instruções de como começar sua própria horta em casa.

Já no Banheiro, a autora destaca os ingredientes tóxicos dos cosméticos tradicionais, ensinando receitas para se fazer os próprios cosméticos e mais dicas para uma higiene e saúde mais naturais e com menos produção de lixo. No capítulo da Área de serviço, Cristal explica como dá para manter a casa inteira limpa e até lavar louça e roupa usando apenas três ingredientes – e o melhor, sem gastar muito. Também dá dicas de como cuidar da alimentação e da saúde dos animais de estimação sem descuidar do planeta. Por fim, os capítulos Guarda-roupa e Escritório ensinam a construir um armário sustentável e a diminuir a papelada em casa, respectivamente.

Por fim, mas não menos importante, o capítulo Saindo de casa ensina tudo o que você precisa saber para levar esse estilo de vida para as ruas e como começar a conscientizar mais pessoas e cobrar políticas públicas sobre a questão do lixo para as entidades responsáveis da sua cidade.
O livro é um guia prático e inspirador, recheado de dicas para quem quer adotar uma vida mais consciente. Após ler toda a obra, o leitor terá o conhecimento e as ferramentas necessárias para escolher quais mudanças fazem mais sentido em sua vida, lembrando que qualquer pequena mudança já é um enorme passo para ajudar o planeta.

A AUTORA
Inspirada pela blogueira americana Lauren Singer, do blog Trash is for Tossers, que consegue guardar todo o lixo produzido em anos em um pote de vidro pequeno, a designer catarinense Cristal Muniz decidiu tentar reproduzir o feito no Brasil. Em 2015, ela criou o blog Um ano sem lixo para registrar seu período de transição de uma “vida normal” para uma com zero – ou quase zero – produção de lixo.

A ideia era registrar o processo de mudança de hábitos e a busca por métodos alternativos para viver produzindo a menor quantidade de resíduo possível, mesmo vivendo em uma cidade como Florianópolis. Para conseguir o feito, ela eliminou os produtos descartáveis, procurando sempre alternativas duradouras, e diminuiu o consumo de produtos que precisam de embalagem, passando a consumir alimentos a granel e orgânicos. A partir disso, começar a produzir seus próprios cosméticos e produtos de limpeza foi um simples passo, derivado da preocupação em consumir produtos de empresas responsáveis, veganos, sem ou com o mínimo de químicas possível.

Atualmente o trabalho extrapolou as páginas de seu próprio blog e agora Cristal se dedica a divulgar a causa nas reportagens e palestras em que participa, em sua colaboração em outros blogs e nos workshops de confecção de cosméticos naturais e sem lixo que ministra por todo o país.

A EDITORA ALAÚDE
Com mais de dez anos de tradição no mercado editorial, a Alaúde vem desenvolvendo um catálogo sólido e diversificado, com títulos de destaque na área de gastronomia, saúde, filosofia prática, espiritualidade, automobilismo, desenvolvimento pessoal e profissional. Para mais informações, visite o site www.alaude.com.br.



Nenhum comentário: