Vida Sana

3 de dez. de 2019

Você é viciado em reclamar? Mude em 60 segundos




Uma mulher chega ao ponto de ônibus correndo e pergunta se o transporte que ela deseja já passou. Os demais passageiros respondem que não e, para a surpresa de todos, em vez de ficar feliz, ela começa imediatamente a reclamar que não é possível essa demora. Ela se queixa tanto que os outros presentes trocam olhares e, aos poucos, começam a dar passos atrás para se afastar da “reclamona”.
Se você já fez algo parecido, você é um viciado em reclamar! É o que explica a psicóloga gaúcha Marcia Luz no livro Minuto da Gratidão, publicado pela Luz da Serra Editora. Ela destaca que “reclamar” é “clamar” duas vezes pelo mesmo problema. Essa postura é prejudicial tanto para quem a tem quanto para quem escuta. Além disso, impede a pessoa de perceber as coisas pelas quais pode ser grata.
No livro, a autora indica um método que só demora 60 segundos e deve ser seguido por 90 dias. Trata-se de uma reflexão sobre pequenos textos disponíveis na obra e do exercício de listar diariamente três coisas pelo que se é grato. Não dura mais do que um minuto, e a psicóloga garante: essa mudança de atitude traz reforço da autoestima, restabelece a saúde, equilibra emoções, fortalece relacionamentos e ajuda a prosperar financeiramente.
Que tal tentar, agora, com um dos exercícios presentes no livro?
“O seu desafio de hoje é agradecer por algo que, normalmente, você reclama.
Repita comigo: a gratidão transforma!
Agora, registre 3 motivos pelos quais se sente grato:

1_____________________________________________________________
2_____________________________________________________________
3_____________________________________________________________”
(Minuto da Gratidão. Pág. 49)
Para que o método funcione, não é preciso acreditar, apenas ser disciplinado e segui-lo diariamente. Os 90 dias sugeridos foram baseados em pesquisas sobre o tempo que um indivíduo demora para transformar uma nova atitude em um hábito. A autora ressalta que, ao mudar a percepção sobre os acontecimentos diários, o ser humano é capaz de gerar sentimentos equivalentes. Este processo leva o indivíduo a agir de forma diferente do habitual. As novas ações criam hábitos, os hábitos criam caráter e o caráter define destinos.
Ficha técnicaTítuloMinuto da Gratidão
Subtítulo: O desafio dos 90 dias que mudará a sua vida}
Autor: Marcia Luz
ISBN: 978-85-64463-81-3
Preço: R$ 44,90.
Número de páginas: 232
Formato: 16 x 23 cm
Link de vendahttp://bit.ly/minutodagratidao
Sobre o livro: Como seria ter a vida de seus sonhos, com a autoestima reforçada, a saúde restabelecida, as emoções equilibradas, os relacionamentos fortalecidos e a vida financeira crescendo vertiginosamente? Parece bom demais, não é mesmo? Tudo isso está a seu alcance de uma maneira simples, rápida e poderosa, apenas dedicando um minuto por dia à prática da gratidão. Neste livro, você terá a oportunidade de vivenciar na própria pele todos esses resultados durante nosso desafio de 90 dias. Descubra os verdadeiros milagres que a gratidão é capaz de operar na vida de todos aqueles que a praticam com disciplina e método.
Sobre a autora: Marcia Luz é psicóloga, pós-graduada em Administração de Recursos Humanos, especializada em Gestalt-terapia, mestre em Engenharia de Produção e doutora em Gratidão. Palestrante e coach executiva e pessoal formada pelo Integrated Coaching Institute (ICI), com curso certificado pela International Coaching Federation (ICF). Sócia-presidente da Plenitude Soluções Empresariais Ltda., é idealizadora e organizadora do COMGRATIDÃO – 1º Congresso Mundial da Gratidão online, que reuniu 90 mil participantes.
Redes sociais da autora:Instagram: @marcialuz1
Twitter: marcialuz1
Facebook: marcialuz.fanpage

Nenhum comentário: