Vida Sana

9 de jan. de 2020

Bloco Casa Comigo abre Edital para projetos que celebrem a arte



Um dos grandes protagonistas da retomada do carnaval de rua de São Paulo, o Bloco Casa Comigo acredita que todas as artes se encontram no Carnaval e para 2020 lança desfile com manifesto à cultura num grito necessário e atual, com o tema ‘’As Artes Vão Rolar’’. A ideia é celebrar, fomentar e carnavalizar toda forma de arte. E essa iniciativa inclui fazer uma seleção de projetos artísticos que irão se apresentar durante o desfile do bloco. Para isso, foi lançado  um edital que irá selecionar e financiar projetos de até R$5 mil. Se no Brasil as artes estão sob ataque, no Carnaval de São Paulo elas vão estar sob atabaques.

Diretrizes do edital:

O bloco busca projetos que valorizem as diversas linguagens artísticas e que encantem, visual e emocionalmente, os foliões. Vão ter preferência, propostas que considerem:

- Fácil e rápida montagem: estrutura que seja de fácil deslocamento durante o desfile pelo próprio grupo;
- Boa visualização: a performance/exibição deve se destacar no meio do Carnaval, sendo vista também por quem está longe.

‘’Com o edital queremos evidenciar projetos que mostrem como São Paulo é plural e berço de manifestações culturais diversas. E o Carnaval é o lugar onde todas as artes se encontram. Tem música, dança, teatro, cores, fantasias e muito mais. Se no Brasil as artes estão sob ataque, no Carnaval de São Paulo elas vão estar sob atabaques, reverberando o som que faz a rua e a folia pulsarem’’, conta Raphael Guedes, produtor cultural e um dos fundadores do bloco.

As inscrições já estão abertas e vão até dia 21 de janeiro de 2020. Para se inscrever, acesse o portal: http://www.asartesvaorolar.com.br . Dúvidas, podem ser enviadas para o e-mail edital@blococasacomigo.com. A inscrição será validada apenas quando o participante receber a mensagem ‘’seu projeto foi inscrito com sucesso’’. O resultado do processo será divulgado por meio do site do edital e, apenas, para os projetos selecionados, também mediante contato telefônico ou via e-mail.


SOBRE O BLOCO CASA COMIGO 

O Bloco Casa Comigo foi fundado em 2013 por amigos de outros carnavais, músicos, designers, produtores culturais e publicitários, com a proposta de fazer uma folia genuína, aberta e democrática. O grupo compôs uma marchinha e foi para a rua no carnaval de 2013, sem cordas nem abadás, distribuindo amor e propondo uma nova relação dos cidadãos com o espaço público. O nome é uma brincadeira com vários fundos de verdade: é o bloco pedindo a cidade em casamento, é o casamento da folia com o amor, e também é um pedido de amor entre as pessoas, entre os foliões. O casamento deu certo, o número de convidados cresceu ano após ano e, em pouco tempo, o bloco tornou-se um dos grandes protagonistas da retomada do Carnaval da cidade, mudando da pacata Vila Beatriz, onde a maioria dos fundadores moram, para um palco bem maior, a Av. Faria Lima. E quanto mais gente o bloco recebia, mais potente ficava seu discurso. Todo ano o Casa Comigo cria um novo tema para seu desfile, faz um vídeo-manifesto e compõe uma música de trabalho. Por meio dessas iniciativas, o bloco levanta bandeiras e luta pelos valores em que acredita. Em 2017, foi para as ruas com o tema e com a

marchinha “Amores Livres, Carnaval Livre”, celebrando a ideia de que todas as formas de amor são possíveis em um combate à homofobia e ao machismo. Em 2018, a temática foi “Hater Eu Te Amo” e a música composta foi um funk bem carnavalizado que criticava o discurso de ódio que assolava o país.

Para executar na rua e nas festas as músicas de composição própria e as outras que fazem parte do repertório, o Casa Comigo tem uma banda e uma bateria, que ensaia praticamente o ano todo em sua oficina. São cerca de 60 ritmistas tocando marchinhas, sambas, Jorge Ben, arranjos de música da Beyoncé, Jackson do Pandeiro, Steve Wonder, forró, Tim Maia, muito Caetano e até indie rock, como Dog Days Are Over, da Florence and The Machine, que leva a galera ao delírio ao encerrar os desfiles. O bloco também já compôs com alguns parceiros: em 2019, a faixa de trabalho foi composta com um grande ícone da música paulistana: os Demônios da Garoa. Exaltando o amor de São Paulo pelo carnaval, o grupo também participou do desfile do Casa Comigo. ‘’SP <3 carnaval="" daquele="" desfile.="" foi="" nbsp="" o="" span="" tema="">Bem ao espírito do tema de 2020, ‘’As Artes Vão Rolar’’, o bloco também mudará o local de seu cortejo. No próximo carnaval, irá desfilar no centro da cidade, passando em frente e celebrando famosos núcleos culturais de São Paulo, como a Biblioteca Mário de Andrade e o Teatro Municipal.  

Nenhum comentário: