Como tirar o esmalte rápido

25 de mar. de 2020

Delivery é saída para o setor de Alimentos & Bebidas





O sistema tem ajudado empresas de todos os portes a enfrentar a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus


Com o início da pandemia, de uma hora para outra o restaurante Escandinavo (@o.escandinavo), localizado em Pinheiros e que pertence à chef Denise Guerschman, teve que se adaptar para viver exclusivamente do sistema de entregas em domicílio. Foi um susto, mas ao mesmo tempo uma oportunidade. Desde a semana passada, os clientes podem pedir pelo Rappi iguarias como pães suecos em formato de alce; folhados dinamarqueses ou de cardamomo e canela; geleias de sabores como ruibarbo com framboesa, grapefruit e cloudberry; e arenque acompanhado de mostarda com hidromel. Entre as bebidas estão disponíveis uma cerveja e três sidras dinamarquesas, nas versões ruibarbo, maçã ou sabugueiro e limão.


O mesmo aconteceu com a marca Dourado de Amendoim & Cia, que nasceu em 1960 e tinha como principal negócio o atendimento a cafeterias, restaurantes, empórios, boulangeries, hotéis e empresas. Agora, com praticamente todos os clientes fechados, o jeito foi fortalecer o site www.douradodeamendoim.com.br, onde os clientes podem escolher entre três linhas 100% artesanais e low carb: tradicional, da qual fazem parte amendoins – que podem ser puros, com canela ou gengibre -, amêndoas e castanhas de caju; com chocolate, seja meio amargo ou branco, na versão crispy ou bombom; e zero açúcar, que contempla amendoins e bombons de amendoim. Para completar há o Douradama, um lindo jogo feito de chocolate para as crianças se divertirem primeiro e depois se deliciarem. De um lado é um tabuleiro de dama e do outro jogo da velha.
Fornecedora de geleias, relishes, molhos e picles para locais como o Empório Santa Maria e os supermercados St. Marche, a marca Troppo!, também artesanal, contou com o apoio da consultoria Local.e (www.locale.com.br) para entrar no comércio eletrônico. Agora, para driblar a crise, oferece descontos e frete grátis em todos os produtos listados em www.troppoartesanal.com.br/lojaonline. Destaque para as geleias de maçã com canela, figo com balsâmico, banana com rum, maracujá com cachaça, pimenta, cerveja stout, cerveja IPA, tangerina com pimenta rosa e jabuticaba com manjericão; relishes como o de tomate com funcho, alho defumado e maxixe picante; e o caviar de mostarda.

Quem também precisou reforçar o delivery foi a Cerveja Avós, que fica na Vila Ipojuca, também zona oeste. A premiada cervejaria, que só produz Lagers com o objetivo de explorar e desmistificar o estilo, agora vende opções tanto em latas quanto em growlers pelo site www.avosemcasa.com.br. O tempo de espera é entre 20 e 70 minutos e há entrega, com taxa, para qualquer parte da cidade.

O cenário é igual para bufês e cozinhas industriais. Todos os eventos corporativos para os quais o Balaio Gastronomia (@balaio_gastronomia) havia sido contratado foram cancelados após a necessidade de isolamento social e a alternativa foi preparar um cardápio especial para entregas. Entre as receitas estão clássicas como estrogonofe de filé mignon ou de frango e alternativas como o Cassoulet vegano, que leva feijão branco, cenoura e abobrinha.

Já a cozinha industrial RRA, que tem como principais clientes restaurantes, bares e food trucks, agora direcionou todos os esforços em sua divisão Benta Marmita (@bentamarmita), que atende pelo Ifood, Uber Eats e Rappi. Entre as opções para almoço e jantar de segunda a sexta estão lasanha de beringela, filé à parmegiana, salada de atum e veggie burger.

Até os estabelecimentos que já tinham o delivery como principal ferramenta de venda agora o têm como única. É o caso da pizzaria Dona Rosa (www.donarosapizzaria), que funciona há 20 anos no Alto de Pinheiros. Atualmente os pedidos podem ser feitos a partir das 15h, para quem quiser se planejar com antecedência, seja pelo telefone (11) 2389.0220 ou e.mail donarosapizzaria@gmail.com.

E para quem já vivia exclusivamente do sistema de entregas, o jeito foi aumentar a diversidade de produtos e melhorar a qualidade das plataformas para se destacar frente à nova e crescente concorrência. Entre as delícias disponíveis para compra através do Instagram @brigadeirodoze estão ovos de colher de três tamanhos (100g, 200g e 350g) e uma infinidade de sabores, como brownie com doce de leite ou Nutella, leite ninho, Oreo, Kit Kat, Paçoca, Churros, Confete e o tradicional chocolate belga. Há também um ovo que vem em um pote com decoração temática, o kit degustação, com três ovinhos, e o kit confeiteiro, para as crianças fazerem suas próprias versões. Isso sem falar, claro, nos brigadeiros, carros-chefe da casa.

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