Como tirar o esmalte rápido

25 de mar. de 2020

Museu Mazzaropi realiza 2ª edição do Festival Mazzaropi de curtas-metragens de 10 a 12 de abril


Evento acontece durante a Semana Mazzaropi em Taubaté e busca valorizar o cinema nacional

Entre os dias 10 e 12 de abril acontece o 2º Festival Mazzaropi de curtas-metragens, no Museu Mazzaropi, em Taubaté (SP). Trata-se de um dos eventos cinematográficos que marcam a 27ª Semana Mazzaropi, bem como os 108 anos do nascimento do cineasta Amácio Mazzaropi.

Neste ano a Prefeitura de Taubaté se uniu ao Instituto Mazzaropi na realização desta importante iniciativa nacional, que traz atores e diretores consagrados, ao mesmo tempo em que promove e abre espaço para novos nomes do cinema.

O evento, que busca reconhecer o cinema nacional e tem entrada gratuita ao público, será no mesmo endereço onde ficavam os estúdios de Mazzaropi em meados dos anos 1970 e onde hoje é o museu que reúne o acervo de um dos maiores humoristas, atores, cineastas e produtores brasileiros. Apesar de ter nascido na capital paulista, Amácio Mazzaropi foi criado em Taubaté e produziu na cidade alguns dos mais de seus 30 filmes. Ao longo da carreira, imortalizou personagens do imaginário nacional com obras como 'Tristeza do Jeca', 'Jeca Tatu', 'As Aventuras de Pedro Malasartes', entre tantos outros.

O festival chega à 2ª edição já consolidado, com 259 curtas-metragens inscritos - de todo o Brasil e exterior - dos quais serão selecionados 15 para exibição e disputa pela premiação. Todas as obras inscritas ainda não foram exibidas publicamente, foram filmadas há no máximo dois anos e devem ter legendas, caso não sejam narradas em português.

A lista dos finalistas será divulgada até 26 de março e os grandes vencedores anunciados no encerramento do festival em abril. As premiações do trófeu Mazzaropi se dividem em dois júris: técnico e popular. O técnico decide as categorias de melhor ator, melhor atriz, melhor direção, melhor filme e humor. O popular vota também no melhor filme da mostra.

No ano passado, o curta Embrolho ganhou os troféus de melhor filme pelo júri popular e melhor direção pero júri técnico.

Entre as novidades para 2020 estão exibições gratuitas de filmes de Mazzaropi entre 6 e 12 de abril nos SESCs das cidades de Belo Horizonte, Pouso Alegre (MG), Sobral (CE), Juazeiro do Norte (CE) e Rio Branco (AC), no Museu da Imigração de Quiririm/Taubaté e nas Prefeituras paulistas de São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Pindamonhangaba e Timburi.

Parceria com a escola Master Shot

Em parceria com a escola de audiovisual Master Shot, o Museu Mazzaropi realizou no fim de fevereiro uma oficina para cerca de 50 educadores da escolas públicas de Taubaté (SP). O objetivo destes profissionais é trabalhar novas possibilidades com seus estudantes. Durante o Festival Mazzaropi, os estudantes vão participar de uma oficina e exibir os curtas-metragens realizados com os educadores.

O acesso para as sessões da mostra-competitiva durante o Festival é permitido a maiores de 16 anos. Os ingressos devem ser retirados no site festival.museumazzaropi.org.brO restante da programação é gratuita e não necessita de ingresso.
  
Mais informações podem ser obtidas no telefone (12) 3634.3445, site www.museumazzaropi.org.br e e-mail festival@museumazzaropi.org.br

Abaixo está a programação da Semana Mazzaropi:

MUSEU MAZZAROPI 

DIA 10/04 | SEXTA
19h Show musical com Grupo Paranga
21h Sala Hebe Camargo: sessão Melhores Momentos Mazzaropi
21h Auditório Mazzaropi: mostra competitiva de curta-metragem
DIA 11/04 | SÁBADO
15h Encontro do Vale Audiovisual
17h Crowdfunding: "Tire seu curta do papel sem depender do governo e da iniciativa privada"
19h Mesa redonda: "Políticas Públicas, Formação e Mercado Audiovisual"
21h Sala Hebe Camargo: sessão Melhores Momentos Mazzaropi
21h Auditório Mazzaropi: mostra competitiva de curta-metragem

DIA 12/04 | DOMINGO
19h Show musical com Rude Dog Ska + Camilo Frade
20h30 Sala Hebe Camargo: sessão Melhores Momentos Mazzaropi
20h30 Auditório Mazzaropi: premiação da mostra competitiva
21h Auditório Mazzaropi: Exibição dos curtas-metragens vencedores

PRAÇA DE EVENTOS QUIRIRIM

DIA 10/04 | SEXTA
19h Show musical com Mantiqueira Brass Quintet
21h Mostra competitiva de curta-metragem

DIA 11/04 | SÁBADO
19h Sessão Mazzaropi: "Jecão, um fofoqueiro no céu"  (com cenas filmadas no Quiririm)
21h Mostra competitiva de curta-metragem

DIA 12/04 | DOMINGO
17h Crowdfunding: "Tire seu curta do papel sem depender do governo e da iniciativa privada"
19h Show musical com Quarteto George Kiszely
21h Exibição dos curtas-metragens vencedores

Nenhum comentário: